Cirurgia EsteticaA medicina estética, também não é uma especialidade médica reconhecida pelos orgãos reguladores da medicina. O Conselho Regional de Medicina e o Conselho Federal de Medicina ainda não regulamentaram essa especialidade. Existem cursos de medicina estética e só. Como não existe uma regularização oficial da especialidade qualquer um pode se dizer especialista. A medicina estética se propõe a melhorar a aparência das pessoas através de pequenas intervenções, injeções ou peelings.

Todos esses procedimentos estéticos podem ser feitos por um cirurgião plástico legalmente habilitado e portanto a pessoa indicada para realiza-los. Por ter tido um treinamento ortodoxo de 5 anos de duração onde são ensinadas todas as vantagens e desvantagens de cada técnica a ser utilizada, os materiais permitidos e os proibidos devido a toxicidade ou incompatibilidade, é o cirurgião plástico o melhor profissional para orientar e executar esse tipo de tratamento.

A confusão que se criou entre esses termos, talvez até propositadamente, faz com que existam até cabelereiras se dizendo cosmiatras e médicos de todas as especialidades se dizendo médicos que exercem medicina estética e muitas vezes fazendo tratamentos inócuos ou até prejudiciais o que leva a uma descrença das pessoas sobre assas técnicas.

Leia mais: Cirurgia Plástica
Leia mais: Cirurgia Cosmética