pós-operatório da prótese mamáriaO implante de prótese de silicone é uma das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil. A busca pelo formato e tamanho ideal dos seios é feita por mulheres de diferentes faixas etárias, perfis físicos e objetivos. Parte dos bons resultados da técnica devem-se à dedicação da paciente para os cuidados no período pós cirúrgico.

Neste sentido, o repouso recomendado deve ser seguido, tendo em vista que o implante de prótese é um procedimento cirúrgico e, portanto, invasivo. Isso significa que o organismo precisará de tempo para se recuperar da melhor maneira possível.

Como cada mulher responde de maneira diferente ao procedimento, a dica é obedecer criteriosamente o que recomendar o cirurgião plástico. Algumas pacientes retornam ao trabalho de escritório em três dias, mas para isso precisam estar sem muita dor, não dirigir, nem fazer esforços.

O uso do sutiã pós cirúrgico, que geralmente é recomendado pelo médico, ajuda na sustentação da nova estrutura e garante melhor recuperação da região. Vale frisar que se deve investir no sutiã pós-cirúrgico recomendado pelo médico, pois há diferença entre os modelos. O sutiã tradicional não substitui o cirúrgico, tendo em vista que sua estrutura conta com arames que podem machucar a região operada.

Outra recomendação é evitar dormir de bruços e de lado por pelo menos 30 dias após a realização da cirurgia. Isso porque o peso do corpo pode exercer pressão elevada sobre as próteses recém implantadas, causando sangramento, deslocamento da prótese e rompimento dos pontos.

Para evitar o rompimento dos pontos e deslocamento da prótese, outro cuidado necessário é evitar levantar os braços nas primeiras três semanas após a cirurgia, visto que a pressão da nova estrutura pode prejudicar a recuperação na região.

Evitar carregar peso nessas primeiras semanas após a cirurgia também é um cuidado essencial, pelos mesmos motivos apresentados acima. Também deve-se suspender a prática de exercícios físicos e evitar frequentar a academia, seguindo o prazo que o cirurgião indicar.

Sobre a exposição ao sol, ela é contraindicada nas primeiras semanas para evitar a elevação da temperatura e possível inchaço da região, prejudicando a recuperação do tecido; bem como para evitar o desenvolvimento de manchas na pele por causa dos hematomas causados pela cirurgia.

Alguns cirurgiões plásticos recomendam evitar a prática da relação sexual pelo menos nas duas primeiras semanas após a cirurgia, para não prejudicar a recuperação da região. Após esse período, o sexo é liberado, mas deve-se evitar pressão sobre as mamas.

Por mais que o implante de silicone seja seguro, é preciso tomar alguns cuidados em casa, nos primeiros dias após a recuperação. Durma com a barriga para cima e com os braços ao longo do corpo.

Por conta da cicatrização, as atividades físicas também precisam ser restringidas, assim como o movimento de erguer os braços. O tempo varia de acordo com a técnica empregada pelo médico. De modo geral, evite levantar os braços acima da altura dos ombros por pelo menos 21 dias. Caminhadas leves sem causar muito esforço podem ser feitas usualmente após sete dias. A maioria dos médicos permite o retorno às atividades físicas após 30 dias.

 

Filed under: Cirurgia Plástica Mamas