Otoplastia (Plástica Orelha)

(orelhas em abano, orelhas proeminentes, orelhas de Dumbo, orelhas abanadas, orelhas grandes)

Descrição:

A cirurgia da orelha, é recomendada para crianças a partir dos 6 ou 7 anos quando entram no ensino fundamental. A correção das orelhas antes da criança entrar na escola ajuda a eliminar o trauma psicológico potencial de rejeição pelos colegas de classe.

Os adultos também podem ter suas orelhas operadas. Não há limite de idade para esta cirurgia. Durante a consulta inicial, você pode ser convidado a olhar no espelho e apontar exatamente o que você gostaria de ver melhorado. Isso ajudará o seu cirurgião plástico para entender suas expectativas e determinar se elas podem realmente ser alcançadas.

Você deve vir à consulta preparado para discutir o seu histórico médico incluindo cirurgias anteriores, condições médicas passadas e presentes e medicamentos atualmente em uso. É importante que você forneça informações completas. A pressão arterial elevada, problemas de tireoide, diabetes, etc. devem ser relatadas pois podem aumentar alguns riscos associados com a cirurgia da orelha. Seu cirurgião plástico vai querer saber também se você tem alergias.

Técnicas cirúrgicas:

Uma de muitas técnicas cirúrgicas pode ser escolhida para melhorar a aparência da sua orelha(s). A técnica especial, que seu cirurgião plástico recomenda dependerá da natureza do problema e de muitos outros fatores, incluindo os seus desejos. Devido a fatores individuais, nem todos vão conseguir os mesmos resultados da cirurgia da orelha. Seu cirurgião plástico irá selecionar a técnica cirúrgica que ele ou ela sente que irá fornrcer o melhor resultado para você.

Se o problema for orelha em abano, o tecido de suporte das orelhas, chamado cartilagem, é reformulado de forma a posicionar as suas orelhas mais perto de sua cabeça. Isso normalmente é realizado através de incisões colocados atrás das orelhas. As cicatrizes subsequentes serão então escondidas na dobra da pele natural. Em alguns casos, especialmente nas orelhas que devem ser reduzidas em tamanho e são salientes, uma incisão em forma de estrela na frente da orelha, será necessária. Normalmente, estas incisões são colocadas em áreas onde elas irão cicatrizar de forma mais discreta. Em reduções de orelha a pele, bem como a cartilagem na maioria das vezes precisam ser removidos.

Duração:

Na cirurgia da orelha em abano simples leva-se uma hora para realizarmos a correção sendo meia hora de cada lado. Casos mais complexos como microtia, orelha em taça etc. podem demandar várias horas de cirurgia e várias cirurgias com intervalo de pelo menos 3 meses entre elas.

Efeitos colaterais:

Pode haver recidiva total ou parcial da orelha em abano em até 10% dos casos operados. Normalmente essas recidivas são unilaterais e de fácil resolução através de um retoque cirúrgico.

Recuperação e cuidados pós operatórios:

É importante saber que o tempo de recuperação varia muito entre os indivíduos.

Nos primeiros dias você deve manter a cabeça elevada, tanto quanto possível. Lembre-se, você não deve tomar aspirina ou certos medicamentos anti-inflamatórios.

Inicialmente, a dor é geralmente controlada com medicação oral. Em alguns doentes um leve inchaço pode persistir por muitas semanas. Hematomas e equimoses geralmente desaparecem dentro de sete a dez dias. Os pontos são normalmente removidos após uma semana da cirurgia.

Após a cirurgia, você pode ser instruído a usar gaze ou curativo por alguns dias ou até semanas para garantir que as suas orelhas vão permanecer em sua nova posição. Muitas vezes uma faixa de tenista para cobrir as orelhas é usada à noite para evitar flexão das orelhas durante o sono.

Esforço, flexão e elevação devem ser evitados durante o período pós-operatório imediato. Em muitos casos, você será capaz de retomar a maioria de suas atividades normais dentro de dez dias ou menos. A maioria das pessoas retornam ao trabalho em 7-10 dias.

Riscos:

O objetivo de seu cirurgião plástico e toda a equipe é fazer com que sua experiência cirúrgica seja o mais fácil e confortável possível para você.

Se você é um fumante, deve parar de fumar bem antes da cirurgia, pois o tabagismo pode prejudicar a cicatrização. A aspirina e alguns anti-inflamatórios podem causar sangramento, assim você deverá evitar tomar estes medicamentos por um período de tempo antes da cirurgia. Seu cirurgião lhe dará instruções complementares pré-operatórios.

Cirurgia estética de orelha é normalmente realizada em caráter ambulatorial. Se este for o caso, não se esqueça de mandar alguém para te levar para casa após a cirurgia e ficar com você durante as próximas 24 horas.

Resultados:

Geralmente os resultados dessa cirurgia Otoplastia são excelentes e definitivos havendo correção total da deformidade.