Rinoplastia (Cirurgia Plástica Nariz)

(Plástica Nasal, Plástica de Nariz, Correção Nasal, Nariz Negroide, Nariz Caucasiano, Nariz Chato, Giba Nasal, Nariz Torto, Nariz Grande.)

Descrição:

Os cirurgiões costumam recomendar que os pacientes esperassem até pelo menos 14 ou 15 anos ou mais, antes de serem submetidos a rinoplastia. Isso porque o nariz pode não estar totalmente desenvolvido antes dessa idade. Se você é um adolescente, o cirurgião plástico vai querer ter certeza de que você pensou cuidadosamente sobre a cirurgia e que o desejo de mudar sua aparência é baseado em seus próprios sentimentos e não os de seus pais ou amigos.

Assumindo que você está de boa saúde, não há limite de idade para ter seu nariz reformado. Desde de que você já tenha terminado o processo de crescimento. Rinoplastia é por vezes realizada em conjunto com um lifting ou outros procedimentos para rejuvenescer. Essa cirurgia pode corrigir as alterações do envelhecimento do nariz, como uma ponta caída.

Às vezes, certos problemas respiratórios relacionados com as estruturas internas nasais podem ser corrigidas ao mesmo tempo. Seu cirurgião plástico será capaz de ajudá-lo a determinar se estas estruturas devem ser modificadas junto com a rinoplastia.

Técnicas cirúrgicas:

Devido a fatores individuais, nem todos vão conseguir os mesmos resultados da rinoplastia. Seu objetivo é o cirurgião obter os melhores resultados possíveis para você.

Onde serão colocadas as incisões da rinoplastia? Alterações podem ser feitas para aumentar ou diminuir a ponte nasal, reduzir o tamanho ou a largura do nariz, diminuir o nariz, mudar o ângulo entre o nariz e o lábio superior, ou remodelar a ponta. Em casos excepcionais pequenas cunhas de pele são removidas para reduzir a base do nariz ou reduzir a largura das asas. O que será feito depende essencialmente das metas estabelecidas por você e seu cirurgião plástico. Em muitos casos, todas as incisões serão colocadas dentro de seu nariz, onde elas não serão visíveis. Se a base do nariz é estreitada ou as narinas reduzidas, pequenas fatias de pele, na base das narinas serão removidos. As incisões são escondidas na dobra natural da pele da face onde a narina junta-se ao rosto.

Às vezes, uma incisão pequena é feita em toda a faixa vertical de tecido que separa as narinas, chamada columela. Esta técnica é chamada de rinoplastia aberta ou exorinoplastia. Seja qual forem as incisões que são usadas para remodelar o nariz, sempre serão muito discretas.

Duração:

O tempo médio de duração da rinoplastia é de uma hora e meia.

Dependendo da dificuldade de cada caso esse tempo pode se estender por mais uma hora e meia.

Efeitos colaterais:

Algumas das possíveis complicações podem incluir hematoma (acúmulo de sangue sob a pele que podem exigir a remoção), infecção e reações à anestesia. Dormência da pele após a rinoplastia pode ocorrer, mas geralmente é temporária. Ocasionalmente, se o resultado cirúrgico carece de aperfeiçoamento, a cirurgia adicional pode ser necessária.

Você pode ajudar a minimizar os riscos, seguindo os conselhos e as instruções de seu cirurgião plástico, antes e após a cirurgia. Os narizes tortos isso é que apresentam laterorrinia sempre tendem a voltar a entortar após a cirurgia por um efeito de “memória” que a cartilagem septal apresenta.

Alguns pacientes podem apresentar dificuldade em respirar pelo nariz após a cirurgia. Isso geralmente é passageiro devido a crostas e edema intra nasais. Em alguns poucos casos essa dificuldade pode permanecer devido a cicatrizes hipertróficas ou constritivas dentro do nariz.

Recuperação e cuidados pós operatórios:

É importante saber que o tempo que leva a recuperação varia muito entre os indivíduos.

Nos primeiros dias após a cirurgia, você deve restringir suas atividades e dormir com a cabeça elevada. Isso ajudará a minimizar o inchaço e reduzir a possibilidade de pequenos sangramentos, o que não é incomum. Lembre-se, você não deve tomar aspirina ou alguns medicamentos anti-inflamatórios.

Geralmente, hematomas ao redor dos olhos e bochechas são mais evidentes durante os primeiros três dias após a cirurgia. A maioria das manchas desaparecem em uma semana. Poucos dias após a cirurgia, você pode começar a usar maquiagem como corretivo, se desejar. O inchaço visível pode durar várias semanas. Um pequeno edema residual, frequentemente na ponta nasal, pode continuar por muitos meses, mas geralmente isso não é aparente para os outros. Se a imobilização foi utilizada, deverá ser removida 7 dias após a cirurgia. Os pontos externos, da asa nasal também podem ser retirados na mesma época. Você usará o sprint nasal por até uma semana, período em que você deve evitar molhar o curativo.

Riscos:

Felizmente, as complicações significativas da rinoplastia são infrequentes. Todos os anos, milhares de pessoas têm seus narizes remodelados, sem maiores problemas e estamos satisfeitos com os resultados. Qualquer um que considera a cirurgia, entretanto, deve estar ciente de ambos, os benefícios e os riscos.

Todo procedimento cirúrgico traz riscos inerentes a complexidade do procedimento. No caso das rinoplastias os riscos são pequenos pois a anestesia é local com sedação e a cirurgia é pouco invasiva.

Mitos e verdades sobre a rinoplastia:

A primeira rinoplastia é mais fácil
Verdade. Como a arquitetura fisiológica do nariz está preservada é mais fácil o cirurgião identificar as estruturas cartilaginosas e ósseas. Por isso a importância de buscar um profissional qualificado para o procedimento.

O paciente precisa usar tampão depois da cirurgia?
Mito. Essa é uma preocupação de quem já conversou com pessoas que fizeram a cirurgia, porém o uso de tampão não é usado na maioria das vezes já que as cirurgias são menos traumáticas que antigamente e a recuperação é mais rápida.

A cirurgia é muito dolorosa.
Mito. O pós-operatório da rinoplastia deve ser bem tranquilo. O que o paciente sente é um leve desconforto nasal, muito parecido de quando está gripado.

Dificilmente alguém irá notar que você passou por uma cirurgia.
Verdade. O resultado da rinoplastia é cada vez mais natural, então seus amigos irão perceber a mudança, mas quem está te conhecendo agora não saberá que você passou por uma cirurgia plástica, ainda mais porque as cicatrizes ficam na parte de dentro ou de baixo do nariz.

O paciente escolhe o formato do nariz.
Mito. O cirurgião considera o desejo do paciente, porém ele analisa a assimetria do rosto, da pele, das vias respiratórias, o formato e a rigidez da região antes de verificar quais as possibilidades de melhora.

Terei alta no mesmo dia.
Verdade. O período de observação se dá entre 12 a 24 horas, depois disso o paciente está liberado para voltar para casa.

O resultado pode ser visto no primeiro mês.
Verdade. As mudanças no formato do nariz são perceptíveis no primeiro mês da cirurgia, mas o resultado final demora um pouco mais, podendo chegar a três anos, conforme o organismo de cada paciente.
Todo procedimento cirúrgico traz riscos inerentes a complexidade do procedimento. No caso das rinoplastias os riscos são pequenos pois a anestesia é local com sedação e a cirurgia é pouco invasiva.

Resultados:

O objetivo da rinoplastia é um nariz que pareça natural e combine harmoniosamente com seus outros traços faciais.

O processo de cicatrização é gradual, você deve esperar até um ano para ver o resultado final de sua rinoplastia. No entanto dentro de algumas semanas de sua cirurgia você começa a desfrutar o seu novo visual.

Ocasionalmente, um retoque pode ser desejado para continuar a melhorar os resultados. Se este for o caso, o procedimento adicional é geralmente menos extenso do que a operação original.