A gravidez é um sonho alimentado por muitas mulheres. O momento é especial não apenas do ponto de vista psicológico, mas sobretudo físico. Hormônios em ebulição e a formação de uma nova vida exige energia. Não são raros os casos em que as mulheres acabam ganhando muito peso.A gravidez é um sonho alimentado por muitas mulheres. O momento é especial não apenas do ponto de vista psicológico, mas sobretudo físico. Hormônios em ebulição e a formação de uma nova vida exige energia. Não são raros os casos em que as mulheres acabam ganhando muito peso.

Uma das consequências disso é a flacidez na região do abdômen. O processo de recuperação leva meses e nem toda mulher volta ao peso de antes da gestação. Mais que isso, algumas ficam com um excesso de pele que não havia antes, causando mal-estar e baixa autoestima. Nesses casos, a cirurgia plástica, especificamente a abdominoplastia, pode ajudar a resgatar a autoestima e o corpo de antes.

A cirurgia removerá o excesso de pele abaixo do umbigo, “esticando” a pele que sobra. Para quem ficou com muitas estrias, o procedimento também pode retirá-las da região entre o umbigo e os pelos pubianos. A técnica também corrige algum grau de flacidez muscular da parede abdominal, reposicionando os músculos rectos do abdómen que estejam afastados, e distensões musculares.

Quando fazer

A mulher que pretende fazer a abdominoplastia, após uma gestação, precisa esperar pelo menos 12 meses após o nascimento do bebê. O prazo garante que os tecidos se acomodem novamente. Além disso, a paciente precisa estar clinicamente saudável e o mais próximo possível do peso que possuía antes da gestação.

Pós-operatório

Após a cirurgia, é importante o repouso, evitar esforço e utilizar cinta modeladora durante 24 horas, sendo retirada apenas para o banho e limpeza da cicatriz. A cinta será usada pelo período de 30 dias e serve para pressionar a região do abdômen, dando maior conforto à paciente em recuperação.

As dores são comuns nos primeiros dias pós-cirurgia, mas são amenizadas com analgésicos e, novamente, repouso.

Pode ser necessário recorrer a outros tratamentos estéticos, alguns meses após a abdominoplastia, de forma a melhorar a aparência estética da cicatriz.

Filed under: Abdominoplastia