Lipoescultura, uma alternativa para melhorar o contorno corporalMuitas vezes nosso corpo tem uma propensão para acumular gorduras em determinadas áreas e não é possível corrigir isto apenas com dieta e exercícios físicos. A lipoescultura, uma cirurgia que envolve a lipoaspiração da gordura em determinadas áreas e o enxerto dessa mesma gordura em outras, serve justamente para isso, para diminuir as áreas onde sobram acúmulos gordurosos e preencher as áreas do corpo onde há falta de volume.

A cirurgia de lipoescultura pode ser feita tanto em homens quanto em mulheres e é indicada para o tratamento de áreas com excesso de gordura na barriga, nádegas, quadris, flancos, culotes, face interna das coxas, mamas (peito masculino), costas, face e braços e o enxerto de parte da gordura retirada em locais que necessitam de aumento de volume.

Como é feita a cirurgia

O paciente deve estar próximo ao seu peso ideal. A anestesia pode ser geral ou a peridural, dependendo da área que será aspirada.

Primeiro, o médico fará a lipoaspiração da gordura, por meio das cânulas de lipoaspiração. Depois de retirada, essa gordura passa por uma espécie de tratamento com a retirada de células de gorduras rompidas, sangue e anestésico.

Após ser tratada, a gordura é injetada com finas seringas nos locais desejados pelo paciente. Os locais onde mais ocorrem enxerto são glúteos e o rosto. O enxerto é feito com seringas.

Duração

Antes de realizar a cirurgia, o paciente deve se certificar das credenciais do cirurgião plástico. O procedimento é seguro quando feito em ambiente hospitalar e quando o cirurgião é qualificado.

Já a duração da cirurgia depende muito da área que será tratada, quanto maior, mais tempo o procedimento levará para ser concluído.

Como a gordura utilizada no enxerto é do próprio corpo, não há riscos de rejeição. No entanto, é necessário tomar todos os cuidados orientados pelo médico no período pós-operatório que são parecidos com a da lipoaspiração, o que inclui não massagear a área que recebeu o enxerto gorduroso. Além disso, a área que passa pela cirurgia começa a melhorar a partir de um mês e o resultado final costuma a aparecer em seis meses.

Filed under: Cirurgia Plastica