(Ácido Hialurônico, gordura auto enxertada, PMMA, servem para o tratamento do bigode chinês, atenuação do sulco nasogeniano, aumento do queixo, aumento da mandíbula, aumento da maçã do rosto, aumento do malar, aumento dos lábios, lábios de Angelina Jolie)

Descrição:

Os procedimentos cirúrgicos podem produzir profundas mudanças de longa duração na aparência facial, mas são invasivos e têm um período de recuperação. Muitos pacientes que estão apenas começando a mostrar sinais de envelhecimento facial e que desejam uma melhora, mas não podem arcar com os custos ou dispender de tempo para recuperação estão indicados os preenchimentos. Os injetáveis podem ser utilizados durante uma visita ao consultório, ao invés de exigirem uma ida à sala de operação. Alguns tratamentos, são realizados sem nenhum anestésico pois as agulhas utilizadas são tão pequenas que o desconforto é mínimo. Em outros, os agentes anestésicos tópicos ou bloqueios nervosos podem ser utilizados, dependendo da preferência do paciente e da sensibilidade da região a ser tratada.

Técnicas cirúrgicas:

A segunda classe de tratamentos injetáveis são os preenchimentos faciais. Este grupo está se expandindo rapidamente, e há muitas opções disponíveis. Essas injeções são mais úteis para o tratamento de rugas fundas e linhas de envelhecimento facial (como o sulco nasogeniano). Dependendo do tipo de produto e da profundidade em que é injetado, pode suavizar linhas finas sobre a superfície da pele, preencher rugas profundas (por exemplo: sulco nasogeniano), aumentar os tecidos moles (como os lábios), ou mesmo efetivamente aumentar a estrutura óssea facial.

Há muitas opções disponíveis de enchimentos, as diferenças entre eles são basicamente o tempo de duração do produto e como eles são sentidos sob a pele. Preenchimentos, muito moles são melhores para locais como os lábios tendem a ter uma duração menor, enquanto que os preenchimentos que duram mais tempo tendem a ter estrutura mais dura e são adequados em regiões onde eles não são palpáveis (por exemplo o sulco nasogeniano). No passado, o preenchimento mais utilizado foi o colágeno bovino.

Os preenchimentos mais novos são à base de ácido hialurônico (AH), que é um açúcar encontrado naturalmente na pele humana. A grande vantagem desta classe de enchimento é que as reações alérgicas são extremamente raras, e nenhum teste cutâneo pré-tratamento é necessário. Estes compostos se ligam água de maneira semelhante a uma esponja absorvendo água. Devido a isso, eles hidratam a pele na região tratada e agem como uma almofada. As formulações variam de acordo com o tamanho das moléculas (regidos pela quantidade de ligações cruzadas) e outros componentes associados (como anestésico local para ajudar a diminuir o desconforto das injeções). Formulações com tamanhos de partículas menores tendem a ser mais macias e suaves, e são usadas em regiões como os lábios. Partículas maiores têm mais estrutura, e são mais adequados para dobras profundas, como as dobras nasolabiais. O ácido hialurônico é absorvido pelo seu corpo, e o período de tempo é dependente de uma multiplicidade de fatores, incluindo o paciente, o local da injeção, e o produto específico usado.

Uma nova classe de preenchimento utilizado é baseada na tecnologia micro. Microesferas são partículas redondas minúsculas de material sólido que são relativamente uniformes em tamanho.

Podem ser feitas de hidroxiapatita de cálcio em suspensão em gel. O enchimento é feito em duas fases, a primeira o gel e, em seguida, as esferas. Durante este processo, neoformação de colágeno ocorre, o que deverá proporcionar um efeito duradouro. Este processo de degradação prolongada torna esse um preenchimento mais durador do que os anteriormente discutidos, com resultados esperados com duração de um ano ou mais.

PMMA é um enchimento feito de uma mistura de gel de colágeno (similar aos clássicos enchimentos cutâneos) e micro esferas de polimetilmetacrilato não-reabsorvíveis (biocompatível esse é um composto que tem sido usado há anos em cirurgia ortopédica). O componente colágeno apresenta características semelhantes às de reabsorção do colágeno já o micro polimetilmetacrilato não pode ser degradado pelo organismo, e deve fornecer apoio permanente para as regiões tratadas.

Quando o PMMA é mais concentrado pode ser utilizado em planos mais profundos para aumentar o mento a região do malar e da mandíbula mimetizando os ossos da face.

Duração:

Por tratar-se de injeções, o tempo de aplicação não ultrapassa 30 minutos.

Efeitos colaterais:

Podem ocorrer granulomas, assimetrias, e reações alérgicas locais, as assimetrias serão tratadas através de retoques.

Recuperação e cuidados pós operatórios:

Os efeitos são imediatos e algum edema pode permanecer por um par de dias. Equimoses e hematomas desaparecem em no máximo 10 dias

Riscos:

Todas essas substâncias de preenchimento são aplicadas através de uma injeção, os riscos habituais são equimoses, hematomas, granulomas, vermelhidão, infecções, reações locais adversas ao produto específico, Com o uso do PMMA, uma vez que este tipo preenchimento é permanente, a margem de erro de posicionamento é menor do que para preenchimentos absorvíveis, e é importante procurar o tratamento por um médico com experiência no uso desta classe de produtos.

Resultados:

A satisfação dos pacientes é imediata pois os resultados são muito satisfatórios.

O ácido hialurônico dura em média três meses em áreas de alta mobilidade (como os lábios), e até 1 ano em regiões como o sulco nasogeniano, com a maioria dos pacientes que experimentando os efeitos desejados por 6 meses.

O enxerto de gordura e o polimetilmetacrilato (PMMA) são permanentes e seu resultado se mantém por muitos anos.