Rinoplastia: qual a hora certa de fazer a cirurgia plástica no narizVocê pode estar pensando em fazer uma cirurgia plástica no nariz e tendo muitas dúvidas sobre isso como, por exemplo, se existe uma hora certa para realizar a cirurgia ou ainda se ela é recomendada para o seu caso e qual o tempo de recuperação

Primeiramente, saiba que é normal ter dúvidas sobre a realização de cirurgias, mesmo nos procedimentos mais comuns e, por isso, é muito importante conversar bem com o médico para confirmar a recomendação para o procedimento e entender bem a respeito da cirurgia que vai passar.

No caso da cirurgia plástica do nariz, a rinoplastia, pode ser realizada em meninas e meninos quando já pararam de crescer pois nesta fase a maturação óssea já está completa. Além disso, é preciso considerar a questão psicológica envolvida, por isso, falamos, anteriormente, sobre conversar com o médico, lembra?

Mas para que serve o procedimento? A rinoplastia é uma cirurgia plástica indicada para correção estética do nariz. Existem inúmeras possibilidades: aumentar ou diminuir o nariz, dar projeção à ponta, afinar as asas nasais e até diminuir a giba óssea, que é como chamamos o “osso” ou “calo” do nariz.

O procedimento também pode ser associado a uma septoplastia, feita habitualmente por um otorrinolaringologista, no mesmo tempo cirúrgico e corrige o que chamamos de desvio do septo nasal que é uma alteração anatômica que provoca narina congestionada, hemorragias nasais e respiração ruidosa durante o sono.

Procedimento

A rinoplastia é realizada em média em uma hora e meia, mas esse tempo pode aumentar, dependendo da dificuldade. Além disso, o risco de complicações é mínimo e durante a recuperação é normal haver inchaço no nariz, que vai se cedendo em algumas semanas.

A abordagem do cirurgião plástico no procedimento também depende de cada caso, ou seja, o que será feito depende diretamente do plano estabelecido entre o cirurgião e o paciente. Isso porque as alterações podem ser feitas para aumentar ou diminuir a ponte nasal, reduzir o tamanho ou a largura do nariz, diminuir o nariz, mudar o ângulo entre o nariz e o lábio superior, ou remodelar a ponta.

Em muitos casos, todas as incisões serão colocadas dentro de seu nariz, onde elas não serão visíveis. Se a base do nariz é estreitada ou as narinas reduzidas, pequenas fatias de pele, na base das narinas serão removidos. As incisões são escondidas na dobra natural da pele da face onde a narina junta-se ao rosto.

Filed under: Rinoplastia