Veja alguns mitos e verdades sobre cirurgias plásticas Será que o inverno é a melhor época para realizar cirurgias plásticas? Ou se tomar anticoncepcional impede uma pessoa de fazer o procedimento.

O desconhecimento faz com que as pessoas tenham muitas dúvidas sobre as realizações das cirurgias. Levantamos algumas verdades e mitos mais comuns que passam pela cabeça de quem deseja fazer uma cirurgia plástica.

1 – É verdade que o inverno é a melhor época para fazer a cirurgia?
As cirurgias plásticas podem ser realizadas em qualquer época do ano. O que ocorre é que o inverno por conta das temperaturas mais amenas, acaba sendo um período mais agradável para realizar os procedimentos pois muitos deles requerem o uso de cintas no pós operatório.
No entanto, a melhor época acaba sendo aquela em que o paciente tem disponibilidade para fazer a cirurgia e também se dedicar ao período de recuperação.

2 – Fumar atrapalha a cicatrização da cirurgia?
Para começo de conversa, o tabagismo faz mal à saúde e por si só, já deveria ser evitado. Ocorre que fumar pode sim atrapalhar a cicatrização e também facilita a ocorrência de hematomas. Se você fuma, conte ao médico antes de realizar a cirurgia e siga suas recomendações.

3- Não pode tomar sol?
O sol precisa ser evitado sim porque em muitos casos após a cirurgia o paciente pode apresentar inchaços ou hematomas. A exposição ao sol pode prolongar o tempo do inchaço e do edema e causar complicações na recuperação como deixar a pele manchada. Também é preciso cuidado com cicatriz durante os primeiros seis meses com proteção solar e barreiras físicas como um tecido.

4- É verdade que quem toma pílula anticoncepcional não pode fazer a cirurgia?
O uso da pílula não impede a cirurgia, mas os médicos recomendam a suspensão do uso do medicamento pelo menos 30 dias antes da realização do procedimento.
A interrupção é necessária para prevenção do risco de trombose venosa profunda e tromboembolia pulmonar.

5- A celulite some com a lipoaspiração?

A lipoaspiração não é um procedimento recomendado para eliminar celulite e, sim, a gordura localizada. A lipo, inclusive, pode piorar o estado da pele em uma área com celulite, por isso, antes de realizar o procedimento, se oriente bem com o médico.

Filed under: Cirurgia Plastica