Na dieta para perder peso, muitas pessoas acabam cometendo erros que comprometem a saúde, caindo em armadilhas que prejudicam o processo de emagrecimento e podem ter consequências no longo prazo. A fórmula que consiste na reeducação alimentar, aliada à prática regular de exercícios físicos parece simples, mas guarda algumas armadilhas pelo caminho. Por isso, revelamos 5 erros que você pode evitar no momento de perder peso.
1 – A pressa é inimiga da perfeição
Você resolveu deixar sua vida sedentária para trás e assumir uma rotina de exercícios para perder peso. O erro que muitas pessoas cometem nessa fase é exagerar na quantidade de atividades físicas realizadas ao longo da semana, sem respeitar os limites do corpo e seu tempo de descanso. Emagrecer não é uma corrida contra o tempo e o abuso de exercícios pode causar diversos problemas musculares. O ideal é buscar as indicações de um educador físico que montará um treino adequado para você.
2 – Compensar nos finais de semana
Quem já não passou ou presenciou alguém passando por uma dieta que se mantinha durante a semana, mas era abandonada aos finais de semana? Não existe “dia do lixo” e utilizar essa desculpa para comer todos os alimentos que evitou durante a semana vai acabar prejudicando a dieta. O ideal é montar um cardápio equilibrado que permita que você tenha uma alimentação saudável e saborosa. O processo de reeducação alimentar pode levar um tempo, mas é possível transformar sua relação com a comida.
3 – Se pesar o tempo todo
Antes de começar a se pesar todos os dias, é preciso que você entenda que a balança nem sempre passa a mensagem correta. Seu peso pode flutuar por diversos motivos, como retenção de água, ingestão de comida que permanece por mais tempo em seu sistema ou graças ao aumento de massa muscular, ocasionado pela prática de exercícios físicos. Para acompanhar a perda de peso, consulte um médico e realize o exame de bioimpedância a cada 3 ou 6 meses. Esse exame avalia a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculos, ossos e gordura presentes no corpo.
4 – Adotar uma dieta radical
Reeducação alimentar envolve a transformação à longo prazo da sua rotina de alimentação, com o objetivo de acostumar seu corpo a porções saudáveis de comida. O que acontece em dietas radicais é uma mudança drástica nas refeições realizadas ao longo do dia que não pode ser adotada por um longo período, sem que haja danos à saúde. Comer bem não é sinônimo de comer pouco, pelo contrário, você precisa ingerir os nutrientes necessários para manter o seu corpo saudável.
5 – Não se preocupar com a ingestão de água
Durante o processo de perda de peso é muito comum que o foco dos cuidados seja direcionado para alimentação e a prática de exercícios físicos, mas é preciso atenção especial ao consumo de água. A ingestão do líquido ajuda o organismo a se livrar das impurezas, melhora a circulação sanguínea e auxilia no processo de digestão. Portanto, concentre-se também na ingestão de água!