De próteses mamárias a cirurgias de nariz e lipoaspiração, milhões de pessoas optam por cirurgias plásticas todos os anos ao redor do mundo. Se você está considerando realizar um ou mais desses procedimentos, é necessário avaliar como a cirurgia impactará na sua vida e quais expectativas e desejos você pretende alcançar.
Separamos seis perguntas que você deve se fazer antes de embarcar na cirurgia plástica.
1) As vantagens médicas excedem as possíveis complicações e os desconfortos?
Todos os procedimentos médicos cirúrgicos têm o potencial de complicações e envolvem desconforto por algum período de tempo. O ideal é você pedir mais de uma opinião médica — de preferência três — sobre as vantagens, preocupações, recuperação etc. para poder decidir com propriedade.
2) Você considerou abordagens alternativas?
Para muitas soluções cirúrgicas, existem alternativas que contam com disciplina e motivação. Você já tentou todas as abordagens alternativas e comportamentais disponíveis, como exercícios e dieta, nos casos de redução de medidas? A cirurgia plástica não deve ser encarada como “meio fácil” para você evitar dieta e exercícios, porque não é. Além disso, se você for jovem e ainda não tiver concluído seu estágio de crescimento e desenvolvimento a cirurgia plástica pode ser prematura.
3) Você depende de fontes externas para ter autoestima?
A imagem que temos de nós mesmos é fundamental, mas se estiver pensando em cirurgia plástica apenas por vaidade e que irá recuperar a autoestima depois de ver o resultado da sua cirurgia, você pode não ser um bom candidato. A cirurgia irá fazer você se sentir melhor por um tempo, mas a autoestima não tem nada a ver apenas com beleza exterior.
4) Quais as suas expectativas com procedimento?
O que você espera da cirurgia em si e do período de recuperação? O que você acha que acontecerá se a cirurgia for um sucesso? O que mudará na sua vida? Pense no resultado final antes de tomar uma medida drástica. Ela irá resolver mesmo o que você espera?
5) O que você espera é realista?
Pergunte a si mesmo se as suas expectativas não são pura fantasia. Será que algo será mesmo diferente na sua vida depois da cirurgia? Você espera que as pessoas aceitem mais você simplesmente porque você mudou a sua aparência? Você acredita que a cirurgia vai ajudar a ter algum tipo de sucesso que você acha que não teria de outra forma? Seja sincero.
6) A cirurgia ajudará você a conquistar metas razoáveis?
Existem metas viáveis que a cirurgia pode ajudar a conquistar, tais como aliviar a dor nas costas com cirurgia de redução de mamas? Se você espera que a cirurgia plástica mude tudo da sua personalidade e/ou autoestima, você pode se frustrar. Mas se as suas metas provavelmente serão atingidas após um procedimento médico, vale a pena considerar.
Reflita, converse com médicos e pessoas de sua confiança e não decida por impulso ou no calor do momento.