Definição “Cirurgia Plástica”:
Cirurgia plástica é a divisão da medicina encarregada do aperfeiçoamento das formas do corpo e a volta da função comprometida por danos congênitos ou adquiridos.
É dividida em duas partes, a cirurgia plástica estética e a cirurgia plástica reconstrutiva ou reparadora.
A cirurgia plástica reconstrutiva está focada na reparação dos danos sofridos pelo corpo depois de um acidente, cirurgia ou anormalidade congênita.
A cirurgia plástica estética é usada para melhoras estéticas do paciente, esta cirurgia é utilizada para que o paciente possa parecer mais jovem ou melhorar a aparência de alguma parte de seu corpo.
O dicionário Webster’s define cirurgia plástica como: cirurgia encarregada do reparo, restauração ou aperfeiçoamento causado por perda, ferimento ou má-formação de alguma parte do corpo.
Algumas pessoas evitam usar a palavra “plástica”, já que algumas vezes é considerada sinônimo de “fútil” ou “superficial”, enquanto outros se opõem porque acreditam que isso implica implante ou transplante de alguma parte plástica em partes do corpo humano.
Não há verdades nessa interpretação, a palavra “plástica” nesse contexto está mais relacionada com a origem da palavra, a qual vem da palavra grega “plastikos” que significa “capaz de ser moldado”.
Leia mais: Cirurgia plástica
Leia mais: Cirurgia cosmética
Leia mais: Cirurgia estética