Também conhecido como ritidoplastia, o lifting facial é uma cirurgia plástica que ajuda a diminuir a flacidez e rugas das regiões do rosto e pescoço. O procedimento ajuda a diminuir o excesso de pele dessa área, dando um aspecto jovial ao rosto, amenizando consideravelmente os vincos e aprimorando os contornos faciais.
O processo de envelhecimento do rosto ocorre principalmente pela perda de gordura que sustenta a pele e também pela flacidez dos tecidos. Nesse caso, o lifting facial é feito no terço médio do rosto para reposicionar a pele, reajustando os tecidos em sua posição original, compreendendo as áreas das pálpebras, pescoço, mandíbula e área da região T que inclui nariz e testa.
Comumente realizados em mulheres com mais de 45 anos, a ritidoplastia é recomendada para pessoas com rugas muito profundas, dobras e marcas de expressão. O procedimento também é indicado para quem possui rosto muito fino e acúmulo de gordura no pescoço, com pele caída, além de pacientes com papada e pele frouxa sob a mandíbula.
O envelhecimento é causado por ação natural do tempo, mas existem alguns fatores externos que aceleram o processo, como o fotoenvelhecimento provocado pela exposição excessiva ao sol. Radicais livres presentes no organismo, maus hábitos e herança genética também são fatores que influenciam na perda de tônus muscular e flacidez da pele.
A cirurgia não interrompe o processo de envelhecimento, por isso pode ser feita mais de uma vez. Mas é importante que você saiba que existem alguns tipos de lifting facial e agora iremos explicar a função de cada um deles.
Minilifting
O minilifting está associado a cicatrizes menores e promete um menor deslocamento da pele, estando indicado para os casos em que há menor flacidez.
Lifting Temporal
O lifting temporal é indicado para reposicionar o supercílio, levantando a região da cauda da sobrancelha e deixar o olhar mais descansado.
Lifting Frontal
O lifting frontal tem como objetivo gerar um resultado parecido com o da aplicação do botox, mas com durabilidade maior, sendo que o procedimento consiste em tratar as rugas formadas na testa.
Lifting Cervicofacial
Já o lifting cervicofacial age diretamente na região do pescoço e face, devolvendo os tecidos para sua posição original e tratando a musculatura abaixo da pele.
Lifting Endoscópico
Por fim, existe o lifting endoscópico que utiliza um sistema óptico para fazer com que o cirurgião enxergue as áreas e realize incisões menores no rosto. Essa cirurgia preserva as estruturas nobres e causa um trauma cirúrgico menor, com cicatrizes mais discretas.
Quer saber mais sobre o lifting facial? Agende uma consulta conosco e conheça a Clínica DFL!