Cada vez mais descobrimos os benefícios da boa alimentação em nossa rotina diária, e como muitos falam e é verdade, que dá para ser uma pessoa mais feliz se alimentando melhor. Mas você sabe quais os alimentos podem te ajudar nessa busca por um humor melhor? Fizemos uma lista dos alimentos que podem alterar a produção e liberação de neurotransmissores (mensageiros químicos que carregam informações de uma célula nervosa para outra).
Pimenta: rica em capsaicina, aumenta os níveis de endorfina, substância associada ao prazer e bem-estar. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores.
Aveia: contém triptofano e selênio, que colabora com a produção de energia no organismo.
Espinafre: rico em ácido fólico e vitamina B que atuam no sistema nervoso, na formação de serotonina e no combate ao estresse. As folhas verdes têm clorofila, que desintoxicam o corpo.
Banana: Composta por triptofano, magnésio, carboidratos, potássio, biotina e vitamina B6. Esta última, por sua vez, previne depressão, ansiedade, irritação e ainda atua no sistema cognitivo, com a síntese de neurotransmissores.
Ovo: a gema do ovo é rica em colina, que ajuda na formação e manutenção da memória, melhora a cognição, a coordenação motora e a sensação de bem-estar.
Milho: rico em carboidratos e também em vitamina B6.
Leite: fonte de triptofano, fundamental na formação da serotonina, ligada ao bem-estar.
Oleaginosas: nozes, castanhas e amêndoas possuem magnésio, cobre e selênio, uma tríade que ajuda a diminuir o estresse e melhora a memória.
Laranja: rica em vitamina C que é uma boa fonte de energia e boa para o humor. Previne os danos às células nervosas e neurônios e acalma.
Arroz integral: rico em vitamina B1, é muito importante para o sistema nervoso.
Maracujá e jabuticaba: frutas ricas em em vitamina C, que combate o cansaço e o estresse do organismo.
Vale a pena inserir esses alimentos na sua alimentação, assim você garante um humor e uma disposição melhor, além de incluir alimentos saudáveis na sua rotina.