Muitas pessoas possuem o colesterol elevado e pensam que excluir a gordura já é o suficiente para diminuir o colesterol. Porém, não é apenas esse cuidado que deve ser tomado e sabemos que alguns alimentos podem ajudar nesse processo.
Fizemos uma seleção de alimentos que vão te ajudar nesse processo de diminuição do colesterol, sem deixar de comer bem e de forma saudável.
Chocolate amargo: Rico em flavonóides (substâncias que diminuem o LDL), o chocolate amargo se consumido diariamente, cerca de 30g, traz inúmeros benefícios.
Tomate: Contém licopeno que além de ajudar a prevenir o câncer de próstata, também reduz o colesterol na corrente sanguínea.
Frutas cítricas: Laranja, limão e outras frutas cítricas são ricas em fibras solúveis, além de conter altas doses de vitamina C. Essa combinação é poderosa contra o colesterol alto.
Azeite: fonte de ácido oleico, ele regula as taxas do colesterol e protege contra doenças cardíacas, além de fazer bem ao sistema cardiocirculatório e ainda controla o diabetes tipo 2.
Abacate: fruta rica em ácido oleico, uma substância que protege contra o acúmulo de LDL (colesterol ruim) e ajuda a manter as taxas de HDL no sangue.
Soja: a soja ajuda a controlar problemas hormonais femininos, principalmente para as mulheres que estão na menopausa, além disso, pode ser usada para quem quer proteger o coração. Ajuda a diminuir o colesterol ruim, aumenta o colesterol bom e fortalece o organismo de infecções.
Alcachofra: contribui na diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos, reduz o risco de obesidade e diabetes, fatores de risco para a saúde do coração.
Uma porção de 100gr possui poucas calorias.
Peixes: consumir ômega-3 ajuda a reduzir o LDL no sangue e os níveis de triglicerídeos, mas não é encontrado em todos os peixes. Para consumir o ômega 3, é importante consumir peixes azuis: atum, salmão, truta, e outros, que devem ser consumidos pelo menos duas vezes por semana. Caso não seja possível consumir o peixe, pode substituir pelo óleo de peixe em cápsulas.
Lembrando que é muito importante consultar seu médico e se possível um nutricionista para validar todos esses alimentos e outros que possam beneficiar nesse processo de redução do colesterol.