Cada vez mais vivemos situações diárias que nos causam estresse e ansiedade, condições que podem ser agravadas pela alimentação incorreta ou descuidada. Por isso o assunto de hoje é a ansiedade e como você pode fazer para combatê-la e conseguir equilibrar sua vida de forma mais saudável e tranquila.
Antes de mostrar como combater a ansiedade, você sabe o que é isso? Vamos te explicar:
A ansiedade é uma condição psicológica onde o indivíduo encontra-se num estado de apreensão desagradável, resultando em uma preocupação maior do que a exigida pela situação, o que em muitos casos resulta em sintomas físicos e psicológicos como: dor de cabeça, dor no peito e falta de concentração. As pessoas que sofrem de ansiedade tendem a ser impulsivas e ter urgência para resolver as coisas.
Sabemos que a alimentação é um fator fundamental em diversos problemas de saúde, e com a ansiedade não é diferente, por isso hoje vamos mostrar quais os alimentos que ajudam no combate a ansiedade.
Banana
Rica em potássio, o que ajuda a garantir o fortalecimento do sistema nervoso, controlando assim os transtornos de ansiedade e estresse.
Maçã
Rica em fibras, carboidratos, zinco e selênio. Seu consumo combate a ansiedade e relaxa.
Uva
A uva é uma fruta energética, além de ser fonte de vitaminas do complexo B que auxiliam no funcionamento do sistema nervoso central.
Chocolate
Calma! Não são todos os tipos de chocolate. O mais recomendável nesse caso é o amargo (sem açúcar), pois ele é excelente para acalmar a ansiedade e reduz o cortisol, hormônio que produz o estresse.
Algas
Possuem alto nível de magnésio e triptofano, o que causa uma sensação de tranquilidade e harmonia.
Espinafre
Rico em ácido fólico, auxilia na eliminação de resíduos químicos oxidantes produzidos pelo excesso de trabalho ou estresse.
Mel
Ajuda o organismo a produzir serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar, que ajuda a regular as mudanças de humor.
Aveia
Cereal que promove a produção de hormônios que trabalham como antidepressivos no corpo. Possui altos níveis de vitaminas do complexo B, magnésio e fibras.
Peixe
O peixe vai te a ajudar a manter a pressão estável, já que possui ômega 3 que se encarrega de reduzir o risco de doenças cardiovasculares e regular o açúcar no sangue. O ideal seria consumir peixe pelo menos uma vez na semana, já que é uma fonte de magnésio que estimula o relaxamento, reduzindo o estresse e a ansiedade.
Esses foram alguns alimentos que podem te auxiliar no combate a ansiedade, mas é importante incluí-los em sua dieta diária, praticar exercícios e técnicas de relaxamento para se ter um resultado mais efetivo.