Final de ano é sinônimo de festas com excesso de comida e bebida para muita gente, mas o exagero na alimentação pode levar a problemas de saúde e ganho de peso, comprometendo a dieta saudável que foi adotada durante todo o ano. Para evitar problemas nessa época tão aguardada, separamos algumas dicas que irão deixar a ceia de Natal deliciosa e nutritiva.
Petiscos e aperitivos são os seus aliados!
Nozes, amêndoas e avelãs são ótimas fontes de proteínas e minerais, mas devem ser consumidas moderadamente. Aperitivos light são deliciosos e farão muito sucesso na sua festa, invista em champignons temperados, picles, queijo fresco com ervas finas e azeite para dar aquele toque especial à ceia.
Alimentos naturais que fazem a diferença
Antes do prato principal, adote como entrada frutas e hortaliças variadas. Um prato colorido e leve é ótimo para a digestão, além de deixar a ceia muito mais bonita e nutritiva. Pêssego, uvas, ameixas, cajus e abacaxis podem ser aproveitados inteiros, em pedaços ou em sucos.
Pratos saudáveis e criativos
Não é necessário abandonar a tradição na hora do prato principal, basta optar por carnes mais magras e escolher maneiras de prepará-las cortando as calorias. O peru, por exemplo, tem baixo teor de gordura e pode ser feito em um prato com filés de peito que é menos calórico do que um assado de carne vermelha.
Hora do sobremesa: o que escolher?
Com tantas opções de doces natalinos, a melhor alternativa é sempre optar por pratos feitos com frutas, ao invés de comidas que levem chocolate, massas e cremes. As compotas de frutas frescas e secas são incrivelmente deliciosas e perfeitas para o seu Natal.
Agora que nós já demos dicas de como montar a sua ceia de maneira nutritiva e saudável, nossa última sugestão é para que você não exagere nas porções de alimentos consumidos. Festejar é importante e esse momento de celebração com a família e os amigos não pode acabar com mal estar físico, por isso, siga nossas sugestões e aproveite o seu Natal!