O homem brasileiro se tornou mais moderno, vem quebrando preconceitos e demonstrando mais preocupação com a boa aparência. Um reflexo dessa mudança de comportamento é o aumento das cirurgias plásticas entre o sexo masculino.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), as cirurgias plásticas entre os homens quadriplicaram nos últimos cinco anos, passando de 72 para 276 mil procedimentos ao ano.
Os homens têm procurado os consultórios de cirurgiões plásticos por inúmeras razões, não apenas pela estética. Quando jovens, a tendência é que eles procurem mais por procedimentos corretivos, mas que tem efeitos estéticos. A partir dos 20 anos, os homens começam a procurar pelas correções e algumas coisas estéticas e a partir dos 30 começam a procurar cada vez mais por procedimentos para melhorar a aparência do corpo e rosto. Um dos procedimentos procurados é para redução de mamas, conhecida como ginecomastia.
No homem, a mama pode ter um crescimento anormal durante a adolescência por causa do alto nível de testosterona no organismo do jovem. Outros fatores para o surgimento do problema estão a obesidade e o uso indiscriminado de anabolizantes.
A mama cresce e fica com um aspecto mais feminino e só uma intervenção cirúrgica resolve o problema.
Com isso, a procura por cirurgia plástica seja por estética ou corretiva está aumentando entre os homens brasileiros.
Mas não é apenas isso não. Eles também estão preocupados com a aparência e estão procurando por procedimentos de rinoplastia que é a plástica para correção ou remodelação do nariz.
Eles também procuram os médicos para realizar a cirurgia de pálpebras que corrige o excesso de pele da dobra natural das pálpebras superiores, prejudicando a visão e dando aquele ar de olho caído, e também nas inferiores para remoção de uma bolsa que se forma na parte debaixo dos olhos.
Outro procedimento muito procurado pelos homens, mas que ainda amedronta muita gente é a lipoaspiração. A cirurgia envolve a remoção de gordura por meio de uma cânula, que é um tubo de metal oco, e que é inserida no tecido adiposo. Um dos tipos mais comum da lipoaspiração envolve a aspiração da gordura com uma bomba que gera um vácuo e é conhecido como lipoaspiração assistida de sucção.
Cuidados
Antes de decidir fazer uma cirurgia plástica, você deve se certificar que o cirurgião faça parte da SBCP. Além disso, há uma série de recomendações pré-operatórias como realização de exames, consultas com anestesistas, entre outros procedimentos que podem ser recomendados pelo médico antes da realização da cirurgia.
O ideal também é conversar bem com o médico sobre o tipo de cirurgia que pretende realizar e saber também quais os cuidados que precisará tomar após a cirurgia, o chamado pós-operatório.
Procedimentos mais procurados de acordo com a faixa etária
10 a 20 anos – correção de orelhas em abano (otoplastia)
20 a 30 anos – redução das mamas masculinas (ginecomastia) e plástica no nariz (rinoplastia) e otoplastia.
30 a 40 anos – lipoaspiração, lipoescultura e implantes capilares
40 a 50 anos – implantes capilares
50 a 60 anos – blefaroplastia (cirurgia nas pálpebras)
60 anos ou mais – tratamento de rugas no rosto e lifting facial (ritidoplastia)