Sabemos que no verão a preocupação com o corpo é altíssima, pensando nisso muitas pessoas recorrem a tratamentos estéticos que auxiliam na busca pelo corpo perfeito, um dos mais buscados é a drenagem linfática.
A drenagem linfática é uma técnica de massagem com o objetivo de estimular o sistema linfático a trabalhar de forma mais acelerada, com isso essa técnica traz inúmeros benefícios para o corpo como a redução da retenção de liquido, ativa a circulação sanguínea, ajuda no combate a celulite e no relaxamento corporal.
Em alguns casos de cirurgia plástica corporal é indispensável realizar a drenagem, por exemplo, em casos de lipoaspiração ou abdominoplastia, pois as células e placas podem ficar paradas na região abdominal por conta da cirurgia e ao fazer a massagem você irá ativar a circulação, diminuindo o inchaço e a deformidade.
A indicação é que a drenagem seja feita no corpo todo e por um profissional qualificado. É importante procurar um local apropriado e fazer uma avaliação de quantas sessões serão necessárias, normalmente inicia-se com dez sessões, finalizando o tratamento assim que o paciente esteja totalmente recuperado dos hematomas, mas isso pode variar de acordo com cada metabolismo.
Benefícios da Drenagem linfática
- Ativa a circulação sanguínea
- Ajuda no tratamento da celulite
- Ativa o sistema imunológico
- Desintoxica o organismo
- Eliminação de retenção de líquidos
- Alívio de hematomas e inchaços pós cirurgia plástica
Como em todos os tratamentos, a drenagem linfática possui algumas contra indicações, por exemplo, pessoas com infecção não podem realizar o procedimento, pois suas células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar pelo corpo. Pacientes que estejam usando alguns remédios para quimioterapia, ou com riscos vasculares, insuficiência cardíaca, trombose ou hipertensão descompensada devem evitar esse método.
Ao realizar a drenagem, devemos aliar a outros processos para que o resultado seja o mais satisfatório possível. Junto com a drenagem o ideal é manter uma alimentação balanceada, reduzindo a quantidade de sódio, por exemplo, ajudando a diminuir a retenção de líquidos, por outro lado a ingestão de fibras vai te ajudar na parte intestinal.
Durante as sessões, é recomendado ingerir bastante líquido, afinal quanto mais você ingerir mais você conseguirá eliminar. Outro ponto importante, é aliar a atividade física ao tratamento, isso porque, o exercício aumenta a oxigenação do corpo o que favorece a ação da drenagem no corpo.
Caso tenha dúvidas procure um profissional da saúde para indicar se você pode fazer o procedimento, se irá te ajudar a atingir o resultado que você procura e o principal, irá esclarecer como funciona.