Você sabe qual é a diferença entre Botox e preenchimento facial para o tratamento das rugas? Para entender a aplicação das duas técnicas, é preciso diferenciar os tipos de rugas que surgem no rosto. Existem alguns fatores determinantes que causam o aparecimento das marcas de expressão na pele. Um deles é o envelhecimento natural que acontece quando as fibras de colágeno e elastina deixam de ser produzidas pelo organismo. Outro fator determinante para aparecimento das marcas de expressão está ligado aos movimentos faciais que repetimos todos os dias.
No caso do rosto, as rugas podem ser divididas em duas categorias: as dinâmicas e as estáticas.
Botox
O Botox é indicado para tratar as rugas dinâmicas, visíveis apenas quando o rosto se movimenta. A substância paralisa o músculo que provoca o movimento de franzir, fazendo com que a pele fique mais esticada.
Aplicado com uma seringa, o Botox funciona melhor na área dos olhos, principalmente para amenizar a aparência dos pés de galinha, na região da testa e ao redor da boca. Em algumas áreas, como a cauda da sobrancelha, maçãs do rosto e ponta do nariz, a substância é aplicada para elevar a pele e dar uma aparência mais jovial ao rosto. A toxina botulínica também é utilizada em pessoas com hiperidrose, ou seja, suor excessivo.
A aplicação de Botox leva em média apenas 30 minutos e o paciente deve evitar deitar-se pelas 4 horas seguintes ao procedimento para evitar que o líquido aplicado se desloque para outra área do rosto.
Preenchimento Facial
Indicado principalmente para o tratamento de rugas estáticas, o preenchimento facial tem efeitos mais duradouros e é feito para tratar as rugas que continuam aparentes mesmo quando o rosto está relaxado.
O procedimento utiliza ácido hialurônico para preencher os vincos e linhas formados com o passar do tempo. Uma das grandes vantagens do ácido hialurônico é que ele tem propriedades que hidratam a pele e estimulam o colágeno da região em que foi aplicado. Além das marcas da idade, a técnica também é recomendada para aumentar o volume dos lábios, queixo e mandíbula.
Todo o procedimento dura em média 30 minutos e pode causar hematomas ou equimoses que desaparecem em 10 dias, no máximo.
É importante que você consulte um especialista para avaliar qual seria a melhor técnica para tratar suas rugas. Em muitos casos, o médico pode recomendar uma combinação entre os dois tratamentos, dependendo do seu objetivo final.
Ambos os procedimentos são simples e não exigem que o paciente se afaste de suas atividades de trabalho ou lazer. Os efeitos costumam durar entre 6 meses a 1 ano, dependendo da área em que o procedimento foi realizado.
Entre em contato com a Clínica DFL e saiba mais sobre a aplicação de Botox e o preenchimento facial!