O câncer de mama é o tipo de câncer que mais assusta as mulheres e que mais causa mortes no Brasil, já que muitos casos são descobertos tardiamente, evitando assim um tratamento mais efetivo. Fazer o diagnóstico precoce é a principal arma para combater essa doença, afinal, o quanto antes for descoberto, maiores as chances de sucesso no tratamento.
Mas o que muitas pessoas ainda têm dúvida:
O que é o câncer de mama?
É um tumor maligno que se desenvolve como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Com isso, ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários.
Como se prevenir do Câncer de mama?
Alimentação
Essa é uma dica que vale para a vida toda, a de manter uma alimentação balanceada, comer um prato que contenha um pouquinho de cada vitamina necessária. Isso ajuda no controle de peso, na prevenção de doenças crônicas, e melhora a saúde como um todo. Segundo um estudo realizado pela Boston University, mulheres que consomem vegetais com frequência tem até 45% menos chances de desenvolver câncer de mama.
Consuma: brócolis, mostarda, couve, hortaliças verdes que são ricos em glucosinolatos, que são aminoácidos com um papel importante na prevenção e tratamento de câncer de mama.
Atividades físicas
Fazer exercícios físicos diminui em cerca de ⅓ os riscos de desenvolver câncer de mama. Pratique 30 minutos de exercícios aeróbicos, pelo menos 3 vezes por semana ou de acordo com suas necessidades. Mas, não se esqueça, procure um profissional da área para pedir orientação na escolha da atividade física.
Álcool e cigarro
O álcool e o tabagismo são os principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversos tumores, incluindo o de mama.
o consumo de álcool está associado a mais de 200 tipos de doenças, entre cardiovasculares, mentais e hepáticas. Reduzir a frequência do consumo pode diminuir as chances de desenvolver a doença, mas a escolha mais saudável é não beber ou evitar ao máximo a ingestão de bebidas alcoólicas. Deixar de fumar é uma das decisões mais importantes na vida de um fumante e para quem convive com quem fuma.
Exames preventivos
A partir da primeira menstruação, as mulheres devem visitar o ginecologista pelo menos uma vez ao ano, para realizar exames preventivos, incluindo o de mama.
Durante a consulta será realizado exames clínicos nas mamas e axilas para checar se há algum caroço ou alteração na pele que possa indicar algum problema.
Alguns exames que podem indicar se há algum problema:
Mamografia
Um raio x das mamas que é recomendado para mulheres a partir dos 40 anos, uma vez por ano.
Autoexame
Pode ser feito em casa, com cuidado, pelo menos uma vez por mês, sempre a partir do final da menstruação ou, na menopausa, em um dia específico do mês. Lembre-se, o autoexame não substitui o exame clínico realizado pelo médico ou a mamografia.
Procure seu médico ao sinal de qualquer suspeita, é importante realizar os exames preventivos para caso haja algum problema, as chances de cura serem maiores.