Instituído em 1967, o Dia Nacional da Saúde é comemorado no Brasil todo 5 de agosto. A escolha da data busca homenagear o médico e sanitarista Oswaldo Cruz, personagem essencial para o desenvolvimento e o aprimoramento da saúde no País, nascido nesse dia.
A saúde precisa ser cuidada todos os dias, claro, e não apenas no dia 5. No entanto, a data oferece a chance de parar e nos perguntarmos por cinco minutos: estamos cuidando de nossa saúde como deveríamos? Abaixo, separamos cinco dicas para estar em dia com o corpo e a mente.
Faça checkups regulares
Você se lembra de qual foi a última vez que você checou a pressão ou a taxa de açúcar no sangue?
Não tome remédios por conta própria
Aquela dorzinha de cabeça que só desaparece com remédio, mas volta alguns dias depois, precisa ser investigada; automedicação pode trazer problemas sérios: por exemplo, ingerir antibióticos sem prescrição médica pode levar à criação de bactérias resistentes aos remédios e impedir a cura de doenças; alguns medicamentos podem causar efeitos colaterais imprevisíveis;
Homens depois dos 40 anos, ao urologista
Quanto mais cedo uma doença for descoberta, maior a chance de cura. Dada a incidência do câncer de próstata, recomenda-se que os homens visitem o urologista pelo menos uma vez ao ano depois dos 40 anos para realização de exames de verificação da próstata e de outros aspectos da saúde reprodutiva masculina;
Mulheres de todas as idades, ao ginecologista
Recomenda-se o acompanhamento anual com o ginecologista quando a mulher iniciar a atividade sexual; muitas doenças podem ser identificadas por meio de exames de rotina; além disso, mulheres a partir de 40 anos devem realizar anualmente a mamografia, importante recurso de prevenção ao câncer de mama.
Mens sana in corpore sano
O ditado em latim já diz tudo: mente sã no corpo são. Ou seja, de nada adianta cuidar do corpo, se nossa mente não estiver também bem trabalhada. Meditar, ler, realizar outras atividades prazerosas, se divertir, reduzir o estresse e fazer terapia, por exemplo, ajudam a fazer funcionar melhor nossa cabeça, o que refletirá também na melhora da percepção da saúde corporal.
E você? Como pretende celebrar este dia 5 de agosto?