A sensação de acordar tão ou mais cansado do que quando foi dormir é frequente? Acorda várias vezes ao longo da noite? Demora para dormir? Pois estas situações podem estar relacionadas a hábitos ruins adquiridos e que não estão deixando você descansar como deveria.
Muito já se pesquisou sobre o impacto que uma noite mal dormida tem sobre a vida: aumento do risco de doenças cardiovasculares, ganho de peso, perda de concentração.
Por isso, a lista a seguir busca apontar alguns hábitos que podem ser mudados e que influem diretamente na qualidade do sono.
Levar celular e computador para a cama
Hora de dormir é hora de dormir. Utilizar telas e dispositivos eletrônicos iluminados no momento de ir para a cama pode contribuir para espantar o sono – a frequência da luz estimula o cérebro a entender que é dia e a vigília, necessária. Procure relaxar de outra forma: que tal ler um livro com uma luz indireta?
Utilizar travesseiro e colchão inadequados
Há quanto tempo você não troca seu colchão e seu travesseiro? Sim, porque esses itens têm prazo de validade. Deve-se obedecer às especificações do fabricante, mas, em geral, travesseiros devem ser trocados a cada dois anos e, colchões, a cada cinco, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além da higiene – existência de micro-organismos e ácaros, por exemplo –, esses objetos têm de ser ergonômicos e atender ao propósito de acomodar seu corpo de forma confortável, e com o passar do tempo, deformações são inevitáveis – elas podem provocar dor nas costas, no pescoço e atrapalhar a noite de sono.
Comer muito antes de dormir
Antes de deitar-se, procure se alimentar com alimentos leves e que não sejam ricos em gorduras, carboidratos ou proteínas. Comida “pesada” dificulta a digestão e pode provocar problemas para dormir.
Se não tiver jeito em alguma ocasião, procure deitar-se sobre o lado esquerdo – o estômago, por conta de seu formato, vai trabalhar melhor nessa posição.
Não ter rotina de sono
Levantar-se muito cedo durante a semana e tentar “compensar” acordando tarde aos finais de semana vai te dar uma aparente sensação de bem-estar. Mas é só aparente. Procure criar uma rotina de deitar-se e levantar-se sempre nos mesmos horários. Isso vai ajudar seu próprio organismo a se organizar e melhorar a qualidade do sono.
Ficar rolando na cama
Se forçar a dormir se o sono não vem só vai trazer ainda mais estresse. Não fique rolando na cama. Perdeu o sono? Levante-se e siga a dica do primeiro tópico: pegue um livro e leia com luz indireta ou tome um copo de leite morno ou chá – que não seja estimulante, como a camomila.
Agora, se essas dicas não funcionarem e você continuar tendo problemas para dormir, pode ser o caso de buscar um especialista para apurar mais a fundo possíveis causas para o problema. O que não vale é continuar perdendo o sono.