(Enxerto de gordura, aumento do bumbum, lipoescultura laser)
Descrição:
A cirurgia de Lipoescultura é um dos dois procedimentos mais comuns realizados por cirurgiões plásticos no mundo.
A cirurgia de lipoescultura está indicada para o tratamento de áreas com excesso de gordura na barriga, nádegas, quadris, flancos, culotes, face interna das coxas, mamas (peito masculino), costas, face e braços e o enxerto de parte da gordura retirada em locais que necessitam de aumento de volume.
A lipoescultura é igualmente eficaz em homens e mulheres:
áreas de depósitos de gordura que estão fora de proporção com o resto do seu corpo e não vão embora com dieta e exercícios – a chamada “gordura localizada” áreas com quantidades mínimas de excesso de pele e com boa elasticidade.
Técnicas cirúrgicas:
A técnica básica de lipoaspiração envolve a remoção de gordura através de um tubo de metal oco (cânula) que é inserido através do tecido adiposo. Um dos tipos mais comuns de lipoaspiração envolve a aspiração de gordura, com uma bomba que gera um vácuo. Isto é conhecido como a lipoaspiração assistida sucção. Além disso, um motor pode ser usado na cânula que faz com que a cânula vibrar para frente e para trás, portanto, realiza boa parte do “trabalho” de lipoaspiração esta é chamada de vibro lipoaspiração.
Um gerador de ultrassom pode produzir ondas sonoras acima de frequência audível que “quebra” as células de gordura e então esta é retirada pelo aparelho de sucção. O laser também pode ser utilizado para quebrar as células de gordura. Cada um dos métodos tem vantagens e desvantagens. Estes métodos serão discutidos com você no momento da consulta. Além disso, as técnicas acima podem ser combinadas para produzir melhores resultados. As decisões relativas a técnica apropriada será do seu cirurgião plástico.
Na lipoescultura parte ou toda a gordura aspirada é utilizada como um enxerto para aumentar áreas que necessitem serem aumentadas. De 50 a 70% da gordura enxertada é reabsorvida pelo coro mas o que remanesce fica para sempre.
Duração:
Normalmente essa cirurgia é feita sob anestesia peridural e leva duas horas e meia em média para ser realizada.
Efeitos colaterais:
Alterações na sensibilidade, cicatrizes, danos às estruturas subjacentes, necessidade de revisões, resultados insatisfatórios, que possivelmente requeiram procedimentos adicionais. O risco mais específico para a lipoaspiração é reentrâncias e irregularidades na pele. Reabsorção do enxerto gorduroso.
Recuperação e cuidados pós operatórios:
É importante saber que o tempo que leva para a recuperação varia muito entre os indivíduos.
Os primeiros dias após a cirurgia, você deve descansar tranquilamente porém é importante andar pela casa para evitar a trombose venosa profunda. Lembre-se, você não deve tomar aspirina ou certos medicamentos anti-inflamatórios. Você provavelmente vai usar uma cinta. Se ela estiver muito apertada você deve notificar imediatamente o médico.
Durante as primeiras 48 horas após a cirurgia, os pacientes experimentam diversos graus de edema e hematomas. O inchaço pode persistir por mais tempo. Equimoses geralmente desaparecem dentro de sete a dez dias. Os pontos são normalmente removidos dentro de uma semana da cirurgia.
Esforço, deve ser evitado durante o período pós-operatório imediato. Em muitos casos, você será capaz de retomar a maioria de suas atividades normais dentro de dez dias ou menos.
Nos casos de lipoescultura deve-se tomar cuidado para não exercer pressão sobre as áreas enxertadas pois isso determina maior absorção dos enxertos
Riscos:
Felizmente, as complicações da cirurgia de lipoescultura não são frequentes.
O tema dos riscos e possíveis complicações da cirurgia são melhor discutidos em base pessoal entre você e seu cirurgião plástico. Os riscos na maioria das cirurgias são semelhantes. Algumas das complicações potenciais que podem ser discutidas com você incluem hematoma (acúmulo de sangue sob a pele que pode exigir remoção) e infecções.
Você pode ajudar a minimizar os riscos certos, seguindo os conselhos e as instruções de seu cirurgião plástico, antes e após a cirurgia de lipoaspiração.
Resultados:
A cirurgia de lipoescultura melhora muito o contorno do corpo mas não é um método de emagrecimento. Em alguns casos, podem ser utilizadas de forma circunferencial, em uma área. O processo de cicatrização é gradual, você deve esperar e esperar por vários meses para obter uma imagem precisa dos resultados de sua cirurgia. As pequenas incisões utilizadas para o acesso do instrumento conhecido como uma cânula, vão esmaecer ao longo de vários meses, geralmente tornando-se pouco visível.
O resultado da enxertia de gordura é definitivo após 60 dias. A parte que não é reabsorvida fica para sempre.
Os resultados da cirurgia de lipoaspiração são geralmente de longa duração, mas eles podem ser afetados pelo ganho de peso, o envelhecimento, a gravidez e fatores de estilo de vida.