Muitas pessoas têm dúvidas em relação à quando se deve realizar a cirurgia plástica, principalmente quando se trata do verão. Esse receio é comum, pois as temperaturas são elevadas, o desconforto é maior, e isso resulta em um certo medo de haver complicações maiores do que o normal.
Apesar desses e de outros fatores é possível sim realizar um procedimento cirúrgico bem-sucedido nessa estação do ano, claro desde que sejam tomados alguns cuidados adicionais em relação ao sol.
No verão por ser uma época de férias, há um aumento na procura por cirurgias plásticas de diversos tipos, visto que a pessoa que irá realizar o procedimento poderá ter um tempo maior para se recuperar completamente.
Normalmente, os cuidados são os mesmos em qualquer estação do ano, mas por conta do calor é possível que haja um pouco mais de inchaço que o comum, por isso deve-se evitar a superexposição solar ou dependendo da região de onde a cirurgia foi feita é aconselhável o uso de protetores solares e a fita de micropore em dupla camada. Mesmo a recuperação sendo um pouco mais longa, na maioria das vezes não prejudica o resultado final.
Cuidados importantes pós cirurgia plástica no verão
Não importa em qual época do ano a cirurgia é feita, ela sempre vai precisar de cuidados, mas para que você fique mais tranquila (o), separamos algumas alternativas para minimizar os desconfortos causados pela temperatura:
- Uso de coletes modernos, feitos de tecidos anti-transpirantes (dependendo do tipo da cirurgia);
- Drenagem linfática (reduz os hematomas e alivia o desconforto);
- Evitar exposição direta ao sol durante os 30 primeiros dias (isso vai evitar que as cicatrizes escureçam);
- Uso de filtro solar (pelo menos por 90 dias);
- Beba muita água nos primeiros dias (em casos de lipoaspiração, evita a desidratação).
Essas são algumas recomendações básicas que na maioria dos casos se aplicam, mas não deixe de consultar seu médico e tirar todas as suas dúvidas sobre a cirurgia, o pré e pós-operatório.
Caso sua única preocupação seja a época do ano, o importante é ter tempo e logística adequados para o pós-operatório, então se você estiver de férias no verão e quiser fazer, vá em frente. Afinal, melhor uma recuperação tranquila no calor do que ter que voltar às pressas para o trabalho no inverno e não se recuperar completamente.