Cirurgia plástica, saiba como ela pode ajudar pacientes que tiveram perda de peso.
O excesso de peso atinge mais de 50% dos brasileiros segundo o Ministério da Saúde. Além do desconforto estético, a obesidade traz com ela uma série de doenças associadas, como a hipertensão, o diabetes e a infertilidade. Por isso, em muitas situações, além de uma dieta balanceada e da prática de exercícios supervisionados a cirurgia bariátrica se faz necessária para eliminar os quilinhos indesejados.
Mas, resolvida à briga com a balança começa o desconforto vindo da perda de peso e então, a cirurgia plástica se torna a última etapa do tratamento, que consiste em melhorar o tônus muscular e da pele e remover de vez o excesso de tecido.
A cirurgia plástica após a bariátrica só deve ser feita após 12 a 18 meses da primeira operação, sendo que o paciente precisa estar com o peso estável entre três a seis meses. Além disso, a pessoa deve estar em dia com a saúde, lembrando que é comum pacientes bariátricos terem deficiência de ferro ou de proteínas devido à mudança na alimentação, então essa questão deve ser resolvida primeiro.
Entre os procedimentos mais procurados para devolver o contorno corporal do paciente estão à abdominoplastia e a mamoplastia, além da cirurgia que remove o excesso de pele e gordura da coxa, do braço e da face.
As técnicas podem ser usadas de forma única, associadas ou em etapas, conforme indicação do especialista. A cirurgia de mama, por exemplo, pode ser associada com a de abdômen, assim como a de abdômen associada com a de braço. O critério que pode definir essa escolha depende das condições físicas e emocionais de cada um.
Quanto ao pós-operatório, independente da técnica, ele deve ser rigoroso. As orientações médicas, como manter as cicatrizes sempre limpas, fazer o repouso, ingerir alimentos saudáveis, se manter hidratado e evitar atividade física devem ser seguidos a risco, já que devido à cirurgia bariátrica, o risco de complicações é maior nesses pacientes do que nos convencionais.
Porém, adotando todas as recomendações não há com o que se preocupar e em poucos meses é possível conferir o resultado final de todas as técnicas.