A flacidez abdominal é uma característica que incomoda muitos pacientes e é causada por ganho e perda excessiva de peso, ou múltiplas gestações, que acabam deixando a pele da região da barriga mais flácida. Para reconquistar a autoconfiança e melhorar a qualidade de vida, a abdominoplastia é a cirurgia plástica recomendada.
Indicada para os pacientes que possuem muita flacidez abdominal, essa cirurgia tem como objetivo retirar o excesso de pele e dar nova forma ao abdômen.
O procedimento também pode ser associado à lipoaspiração para garantir maior contorno e definição de cintura, mas é importante que os pacientes entendam que a abdominoplastia não é um tratamento alternativo para quem deseja perder peso ou combater a obesidade.
Ao chegar no consultório, o paciente deve esperar uma avaliação completa do médico que examinará o abdômen para avaliar a quantidade e a localização da gordura acumulada, o excesso de pele e a diástase dos músculos. Com a análise realizada, o médico indicará se o paciente deve fazer a abdominoplastia tradicional ou a miniabdominoplastia.
Como é feita a abdominoplastia?
A duração da cirurgia pode variar de acordo com as condições de cada paciente, mas em média o procedimento leva cerca de três horas e a anestesia geralmente é geral.
O médico então realiza uma incisão entre as linhas dos pelos pubianos e do umbigo para remover os tecidos e costurar os músculos abdominais que estão enfraquecidos. O tecido flácido que cobre o músculo abdominal é puxado para baixo e removido, em seguida o umbigo é redirecionado para sua posição original.
Pós Operatório da Abdominoplastia
Logo após a abdominoplastia, o paciente já consegue notar a diferença nos contornos do abdômen. A região pode ficar inchada por alguns dias e o resultado final aparecerá quando a ocorrer a cicatrização completa. É preciso que o paciente utilize a cinta pós-cirúrgica pelo período mínimo de 60 dias, evitando esforços físicos que demandem muito do corpo. É importante que o paciente também mantenha uma postura levemente curvada nos primeiros 15 dias.
Quer saber mais sobre o procedimento e avaliar o seu caso? Agende uma consulta com os nossos profissionais!