Em tempos de tanta correria, preocupação e estresse, muitas pessoas estão sofrendo com problemas de memória. Esquecemos as chaves, cartões, telefones e senhas importantes, acabamos esquecendo de muitas coisas no dia a dia, e isso é um sinal de alerta, afinal, como anda a sua memória e o seu cuidado com ela?
Uma coisa é certa: o cérebro de todo mundo vai envelhecer um dia e sofrer um pouco com isso, incluindo a memória. Esse processo pode ser adiado e até revertido em certa medida se mantivermos a mente ativa e estimulada.
Conheça algumas das causas das falhas de memória ao longo do tempo:
- Acidentes e lesões cerebrais
- Fatores externos: desorganização do ambiente e muitas informações para serem armazenadas de assuntos diferentes, muito estresse.
- Excesso de álcool e tabagismo
- Uso de medicamentos, como por exemplo, para o tratamento de Parkinson e depressão
- Doenças degenerativas: Alzheimer e demência vascular.
Diante disso, surge questionamento: é possível fazer algo para que nossa memória não sofra tanto com o tempo? Sim, separamos algumas dicas para deixar sua memória nos trinques:
Faça exercícios para a mente
Aqui vale palavras cruzadas, caça palavras, sudoku, xadrez e outros jogos que provoquem seu intelecto, pode ser até o videogame. Se você já faz uma dessas atividades com frequência, faça outra, pois nosso cérebro reage melhor quando temos novos desafios.
Alimentação rica
O consumo regular de peixe, de 2-3 vezes por semana, dará ao seu corpo uma grande quantidade de ômega 3, uma gordura boa que fortalece a memória. Outros alimentos como: cacau, frutas e vegetais, também têm papel importante nessa batalha.
Sono sagrado
É importante dormir bem, porque é quando dormimos que o nosso cérebro registra tudo o que aprendemos e vivemos durante o dia. Essas informações ficam salvas no hipocampo, onde poderão ser resgatadas quando forem necessárias.
Quem dorme bem tem menos risco de sofrer com o declínio cognitivo, por outro lado, a apneia do sono aumenta o perigo de demência. Uma noite mal dormida, já reflete no dia seguinte com dificuldades para se lembrar de coisas simples e seu raciocínio fica mais lento. Procure dormir bem e descansar, deixando as preocupações para o outro dia.
Saúde em dia
faça sempre seu checkup anual para verificar possíveis problemas de saúde. Doenças vasculares e diabetes, com níveis elevados de gorduras e açúcar no corpo, agravam os esquecimentos com o passar da idade, afinal, essas condições pioram a circulação sanguínea, responsável por abastecer nosso cérebro com sangue sem falhas. Por isso, é importante: controlar a pressão arterial, o colesterol, manter os níveis de açúcar no sangue dentro do normal, praticar exercícios físicos, comer bem e de maneira saudável, manter o peso ideal, não fumar e maneirar na bebida alcoólica.