A cirurgia plástica é um procedimento cirúrgico como qualquer outro, ou seja, tem o objetivo de trazer benefícios aos pacientes, mas precisa ser realizado por um profissional capacitado devido aos possíveis riscos que fazem parte de uma operação.
Com o acesso fácil a internet tem aumentado à divulgação de inúmeros profissionais e gerado dúvidas entre os pacientes de qual escolher para realizar o sonho de ter um corpo mais harmonioso, mas sempre mantendo a saúde.
A seguir é possível conferir algumas dicas que podem ajudar nesse momento tão importante, contribuindo para as chances de sucesso e tranquilidade quanto ao resultado da cirurgia:
– Ao escolher por um médico primeiro verifique se ele tem registro no CRM (Conselho Regional de Medicina) e faz parte da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). Através do site dessas instituições é possível saber estas informações;
– Busque referências, sejam elas com a opinião de amigos que já tenham feito um procedimento ou até mesmo com outros pacientes na sala de espera da clínica;
– As indicações do médico da família ou um de especialista de confiança também são importantes;
– Marque uma consulta sem pressa de já agendar a cirurgia. Primeiro converse com o cirurgião, fale de suas expectativas e verifique como é recebido, se o profissional foi atencioso e realista quanto aos resultados.
– Só continue o tratamento caso se sinta confiante com o médico.
– Sempre desconfie de preços abaixo da média e promessas milagrosas de um corpo perfeito sem grandes esforços.
– Caso o cirurgião queira realizar o procedimento na clínica peça para conhecer a infraestrutura da mesma.
– É preciso conversar com o anestesista bem antes da cirurgia para entender qual tipo será usado na cirurgia e passar informações que possam evitar reações mais violentas a certas substâncias.
– Se mesmo depois de tudo isso existir a dúvida verifique as intervenções do médico: se ele disse algo sobre idade necessária ou tratamento alternativo; se aconselhou um procedimento menos invasivo; se respondeu as perguntas de forma clara e satisfatória; se falou da importância dos exames pré-operatório e cuidados após a cirurgia, assim como dos riscos envolvendo a cirurgia.
– Para todo procedimento cirúrgico o paciente deve realizar alguns exames, entre eles exame de sangue completo com hemograma, coagulograma e glicemia, raio X, testes cardíacos e mamografia conforme o caso e a idade.
– Sobre o resultado da cirurgia não se esqueça de perguntar sobre a cicatriz, já que todo procedimento gera uma que pode ser maior ou menor dependendo da técnica e características físicas de cada pessoa.
Faça também a sua parte!
O paciente, assim como o médico, tem um papel muito importante para garantir o sucesso de uma cirurgia. Por isso, a pessoa deve adotar algumas posturas que contribuam para o resultado como:
– Não omita informações, avise o especialista sobre as expectativas, mesmo que elas não possam ser alcançadas.
– Avise caso tenha o hábito de beber ou fumar.
– O médico deve saber todos os remédios do qual a pessoa faz uso, mesmo que eles tenham sido administrados só uma vez, em especial no mês que antecede a data da cirurgia.
– O paciente deve se comprometer a parar de fumar e beber no mínimo um mês antes e depois da operação, para garantir a boa cicatrização.
– A paciente mulher não deve fazer o uso da pílula anticoncepcional 30 dias antes da operação, devido ao risco de trombose venosa profunda.
– Busque agendar o procedimento só quando estiver próximo ao peso ideal.
– Se deseja engravidar em curto ou médio prazo o ideal é repensar o procedimento estético e preferir agendá-lo após a gestação e a fase de amamentação.
– Evite o sol antes e depois da cirurgia e não saia de casa sem o uso do filtro de proteção solar.
Adotar todos esses cuidados é extremamente importante para ter uma cirurgia de sucesso.