Para facilitar a rotina e otimizar o tempo, as mulheres têm optado pela maquiagem definitiva. A técnica ajuda quem não quer passar muito tempo em frente ao espelho se maquiando, quem não possui muita coordenação para fazer delineados e quem deseja evitar borrões nos dias de calor e chuva. A técnica também é aplicada nos lábios para deixar a região com uma cor vermelha e nas sobrancelhas, com o objetivo de esconder as falhas.
Feita a partir dos princípios tradicionais de uma tatuagem, a maquiagem definitiva é indicada para melhorar a definição dos traços e camuflar cicatrizes. A técnica consiste na aplicação de pigmentos orgânicos, inorgânicos e hipoalérgicos para destacar os contornos dos olhos, boca e sobrancelhas.
A maquiagem definitiva é realizada com o aparelho demógrafo que possui uma agulha em sua extremidade e onde o pigmento é aplicado e inserido na primeira camada da derme. Esse pigmento é composto por glicerina, cuja molécula não ultrapassa para as camadas profundas da pele. Após a aplicação, o paciente deve realizar a manutenção a cada 3 ou 4 anos, dependendo do cuidado tomado ao longo do tempo.
Os tipos de pigmento
Os pigmentos orgânicos para maquiagem definitiva possuem base vegetal que deixam as cores mais vibrantes e são utilizados principalmente na região dos lábios, em sua cor vermelha. O ponto negativo do pigmento orgânico é o fato de ter 80% de chance de rejeição, desbotando com mais facilidade e exigindo novas aplicações.
Os pigmentos inorgânicos são feitos à base de dióxido de ferro ou titânio e apresentam uma coloração mais escura, podendo ser aplicados nos olhos e sobrancelhas.
Antes de realizar o procedimento, certifique-se de que o profissional que irá realizar a maquiagem definitiva em seu rosto é capacitado e entende o processo. O profissional deverá fazer o desenho em seu rosto com maquiagem removível antes de colocar a maquiagem permanente, dessa maneira você conseguirá avaliar o melhor contorno para o rosto.
Uma das técnicas mais procuradas é a maquiagem para sobrancelhas fio a fio que imita os pêlos dessa região e fica com aspecto natural. Cada região exige um tipo de aplicação para obter o resultado desejado e o profissional deve testar a pele da paciente antes de fazer a maquiagem definitiva para saber se o paciente poderá ter uma reação alérgica. Os testes são feitos em um ponto atrás da orelha ou entre os dedos dos pés. Depois de realizado o procedimento, o paciente precisa aguardar 30 dias para saber como a pele reage à aplicação do pigmento.