Os procedimentos cirúrgicos faciais são os queridinhos em muitas clínicas e dentre eles o nariz ganhe destaque especial. Por isso hoje vamos falar sobre a Rinoplastia. Como funciona, para quem é indicada e outras dúvidas sobre esse procedimento.
Para quem não sabe a rinoplastia é uma cirurgia indicada para a correção estética do nariz. Na maioria das vezes, para aumentar ou diminuir, dar projeção ou levantar a ponta, afinar as asas nasais e até diminuir aquele “calo” ou osso do nariz.
Para quem é indicada?
A rinoplastia é um procedimento indicado para pessoas que tenham alguma desproporção ou desarmonia do nariz em relação ao rosto, pessoas que contenham alguma má formação, ou que estejam insatisfeitas com o formato natural do nariz.
Avaliação
Antes de qualquer cirurgia plástica sempre falamos da importância de se realizar uma avaliação criteriosa por um cirurgião plástico. A consulta vai te ajudar com as dúvidas, explicar os possíveis riscos e indicar a melhor técnica a ser utilizada para o seu caso. O médico irá explicar tudo o que você precisa saber e fará alguns questionamentos para alinhar expectativas e resultados.
Como o procedimento é feito?
Existem duas técnicas principais para a rinoplastia: a aberta ou a fechada.
Rinoplastia Aberta
A técnica de rinoplastia aberta normalmente é mais indicada nos casos onde há a necessidade de grandes alterações na ponta do nariz ou para narizes que já foram operados anteriormente. O procedimento é feito com uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas e na parte interna de cada narina.
Rinoplastia Fechada
Já a rinoplastia fechada as incisões são feitas apenas dentro das narinas o que exige grande qualificação do profissional. Esse procedimento costuma ser mais ágil e o resultado final proporciona ao nariz uma consistência mais natural. Uma grande vantagem da técnica fechada é que a recuperação é mais rápida do que na cirurgia aberta e sem cicatrizes aparentes.
Em geral o paciente fica internado por um período de pelo menos 12 a 24 horas, mas cada caso deve ser sempre individualizado para cada paciente e sua respectiva cirurgia.
Riscos e pós-operatório da Rinoplastia
Como em todo procedimento cirúrgico existem riscos. No caso específico da rinoplastia podem ocorrer pequenos sangramentos e obstrução nasal nos primeiros dias.
Os cuidados pós-operatórios incluem: o curativo feito de plástico enrijecido que são mantidos por 15 dias: 7 com o plástico e 7 dias somente com a fita adesiva. Os tampões internos costumam ficar por 1 dia. Pode ser que sua respiração fique um pouco ruim pelo nariz nos primeiros dias, mas o cirurgião normalmente irá indicar o uso de descongestionantes nasais. Já a alimentação deve ser mais pastosa na primeira semana, evitando alimentos duros e que exijam uma mastigação mais forte. Confira mais alguns cuidados:
- Repouso absoluto por 7 dias e moderado até o décimo quinto dia.
- Exercícios físicos são indicados após 2 meses
- É recomendado o uso de protetor solar, evitando o aparecimento de manchas, ainda mais em casos de cicatrizes visíveis.
- Durante o sono, é recomendável manter-se com a cabeça elevada, com a ajuda de travesseiros, para evitar o sangramento.
Seguindo esses e outros cuidados que seu médico irá passar a sua cirurgia será um sucesso!