Sabemos que os últimos meses não tem sido fáceis, essa quarentena tem nos mostrado que é importante cuidar da nossa saúde física, mas, principalmente da saúde mental, afinal, se a nossa mente estiver em equilíbrio, todo o restante fica mais fácil.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), antes mesmo dessa pandemia, já havia dados apontando que o Brasil é um dos países que mais sofre com problemas de ansiedade, e em tempos de isolamento social, é importante reforçar alguns cuidados para que nossa mente não sofra tanto. No final, todos nós vamos sair perdendo algo durante essa crise, e a maior diferença é que uns sofrerão mais e outros menos. E aí que nos questionamos, o que podemos fazer? Podemos buscar maneiras de amenizar os sintomas de ansiedade, tensão, e tentar viver de uma maneira saudável e refletir sobre essa nova realidade e aprender com isso.
Preparamos algumas dicas para que você continue enfrentando a quarentena de uma maneira mais tranquila:
1 – Excesso de Informação
Estamos cercados de informações o dia inteiro e o tempo todo. Por isso, devemos filtrar o que é confiável e absorver as informações na quantidade que cada um de nós consegue absorver.
Mantenha-se informado conforme a sua necessidade e por canais de comunicação confiáveis e oficiais, por exemplo: assistir apenas o noticiário da manhã, que lhe trará um resumo do que aconteceu no dia anterior e não te deixará ansioso na hora de dormir.
2 – Criatividade na hora do lazer
Devemos pensar em novas formas de lazer para se fazer dentro de casa. Que tal voltar a jogar aquele jogo que você amava há alguns anos? Ou colocar as músicas do seu artista preferido e fazer um festival de música sem sair de casa? Ou talvez, procurar dicas de coisas novas a fazer na internet, como novos cursos fora da sua área. Reinvente-se!
3 – Fique com a sua família
Se você está confinado com a sua família, aproveite esse tempo para realizarem atividades agradáveis juntos. Façam as principais refeições juntos, longe dos celulares e televisão, conversem sobre coisas que gostam. Esse é o momento ideal para que vocês se conheçam ainda mais e fortaleçam esses laços.
4 – Terapia Online
Muitas pessoas já estão aderindo a terapia, e, em tempos de pandemia, as sessões têm migrado para o online, uma medida recomendada para evitar o contágio e ao mesmo tempo, cuidar da saúde mental.
A terapia é uma grande aliada nesse e em outros momentos de nossas vidas, por isso, é importante procurar um profissional especializado, para que ele possa te ajudar a entender seus medos, pânicos e até mesmo se conhecer melhor.
5 – Medite
A meditação ajuda a diminuir os níveis de ansiedade e estresse, além de fortalecer seu sistema imunológico. Nesse período, a dica é realizar a meditação uma vez ao dia, mas, caso haja necessidade, pequenas meditações podem ser feitas ao longo do dia, trazendo mais tranquilidade.
Sente-se em uma posição confortável, feche os olhos e não se prenda a nenhum pensamento. Caso você nunca tenha meditado, utilize aplicativos com meditações guiadas que poderão ser uteis no começo.