Não tem jeito. Conforme a idade chega, vêm com ela também as rugas ou marcas de expressão. Essas “fraturas” da pele aparecem com mais frequência em certas regiões do rosto que, solicitadas pela expressão da mímica, levam a uma fragilização prematura.
Sua forma, sua profundidade e seu comprimento são variáveis segundo o as características pessoais e sua localização. Do mesmo, o tratamento varia caso a caso e o cirurgião poderá aconselhar o melhor caminho, como:
- Tratamento de superfície, como peeling ou dermabrasão;
- Tratamento de preenchimento, como colágeno ou reinjeção de gordura;
- Tratamento de ação direta e cirúrgica sobre os músculos em causa, como fragilização do músculo frontal e entre sobrancelhas no curso do lifting frontal endoscópico.
Como evitar as rugas?
Estes diferentes tratamentos podem ser associados se necessário, mas, em todos os casos, é preciso insistir sobre a importância do tratamento preventivo desses primeiros efeitos do envelhecimento:
- Proteção do sol: evitar uma exposição abusiva e utilizar sistematicamente cremes protetores;
- Restrição do tabaco;
- Correção de eventual carência nutricional (ferro, cálcio, magnésio etc);
- Restauração cutânea pela utilização de creme de vitamina A ácida e de produtos hidratantes.
Se não é possível evitar de todo o aparecimento de marcas de expressão associadas à idade, ao menos há a possibilidade de minimizar efeitos externos que danificam a pele. E, claro, corrigir quando for a hora mais apropriada. Consulte nossos especialistas.