A estação mais aguardada do ano chegou e com ela a maior incidência de raios ultravioleta. Para quem não perde uma oportunidade de curtir os dias quentes de verão e garantir o bronzeado, separamos algumas dicas de cuidados para a pele do rosto que irão garantir sua saúde e beleza.
Use hidratante facial todos os dias
É no inverno que os problemas de descamação são mais frequentes e, por isso, nossa tendência é lembrar de utilizar o hidrante somente nessa época, mas no verão a pele também pode ressecar com o excesso de transpiração. Quando passamos o hidratante facial, estamos restabelecendo a camada hidrolipídica da derme, criando assim uma proteção que diminui os danos causados pela exposição ao vento, raios solares e poluição.
Além do hidratante, você pode optar também pelo uso de água termal e loções, além de beber bastante água.
Evite tomar banhos de água quente
A camada de gordura superficial da pele é retirada com banhos quentes, reduzindo sua proteção natural e prejudicando a hidratação. Aproveite a temperatura alta para tomar banhos de água fria ou morna, garantindo assim que a pele do rosto não sofrerá com os efeitos nocivos da água quente.
Escolha seu protetor solar de acordo com o tipo de pele
Sua pele é mista, oleosa ou normal? Entender qual é o melhor produto para o seu tipo de pele é essencial para realizar um tratamento constante e eficaz. Você pode encontrar no mercado diversas fórmulas de protetores solares que se adaptam a cada situação. Certifique-se de sempre usar um FPS adequado ao seu tom de pele e reaplique o produto ao longo do dia.
Use acessórios de proteção
Em dias que você sabe que passará muito tempo com o rosto exposto ao sol, não saia de casa sem um óculos de sol, chapéu ou boné. Essas barreiras físicas são aliados importantes no momento de evitar a incidência de raios ultravioletas diretamente na pele do rosto. De qualquer forma, especialistas recomendam que se evite ao máximo a exposição entre 10h e 16h que é quando os raios solares ficam mais intensos.
Lave o rosto depois da praia ou da piscina
O cloro e a água salgada são agentes que favorecem a desidratação da pele do rosto e ficam potencializados em períodos muito quentes. Por isso, sempre lave o rosto nesses momentos e diminua o tempo em que a sua pele fica em contato com essas impurezas.
E por último, faça limpeza de pele com frequência
O procedimento ajuda a evitar o aparecimento de espinhas e cravos, além de controlar a oleosidade do rosto. Para manter a vitalidade e hidratação da pele, utilize produtos esfoliantes e hidratantes que irão remover as impurezas e células mortas para, em seguida, hidratar e proteger a pele.
Aproveite ao máximo o verão, mas não esqueça de cuidar da pele do seu rosto!