Manter a pele saudável significa adotar uma série de hábitos que passam pelo uso de protetor solar, consumo regular de água e aplicação de hidratantes que dão mais vitalidade à cútis. Embora o sol e o cigarro sejam considerados os grandes vilões da pele saudável, uma alimentação desregulada pode gerar consequências negativas para o organismo como um todo, incluindo danos permanentes à pele.
Por isso, separamos alguns alimentos que, quando consumidos em excesso, geram vários problemas cutâneos.
Embutidos
Ricos em gorduras saturadas, os embutidos contêm nitratos que favorecem os processos inflamatórios nas células e induzem o envelhecimento precoce da pele. Por isso, coma com moderação salsichas, salames, mortadelas e outros tipos de carnes processadas.
Chocolate
Chocolates branco e ao leite são inimigos da sua pele, pois possuem uma grande quantidade de gordura e açúcar. Se você é do tipo de pessoa que não vive sem esse alimento, opte pela versão de chocolate meio amargo que é composto por uma quantidade menor de manteiga de cacau e açúcar.
Comidas apimentadas
A pimenta acelera o metabolismo e ajuda a perder gordura, mas o excesso desse condimento causa a dilatação de vasos sanguíneos e deixa a pele do rosto rosada. Durante a menopausa, as mulheres ficam mais suscetíveis a essa vasodilatação e podem ficar com manchas permanentes na pele.
Bebidas alcoólicas
Beber demais causa uma série de problemas para o organismo. A pele fica desidratada e perde o brilho, além de ficar mais suscetível ao aparecimento de acne e rugas. O álcool também atrapalha o sono e a médio prazo pode levar ao envelhecimento precoce da pele.
Comidas congeladas
A praticidade desse tipo de alimento tem um preço. Para quem já se acostumou a fazer diversas refeições compostas de comida congelada fica o alerta: esse tipo de alimento é rico em sódio que causa retenção de líquidos e inchaço. Esse tipo de refeição contém fosfato, uma substância que acelera o envelhecimento da pele.
Frituras
Como você já pode imaginar, o óleo utilizado para fritar os alimentos também deixa a pele oleosa e facilita o surgimento de acnes. A batata frita em especial contêm elementos que atacam as células do corpo e podem desencadear processos inflamatórios no organismo.
Cafeína
Com seu poder diurético, a cafeína pode diminuir a umidade corporal e, quando consumida excessivamente, causa a perda de vitaminas e minerais, enfraquecendo o organismo e facilitando o surgimento de doenças dermatológicas, como a psoríase.
O importante em uma dieta saudável é evitar o exagero no consumo desse tipo de alimento e garantir a saúde da pele por mais tempo. Quer saber quais são os tipos de tratamento para a pele que a Clínica DFL oferece? Entre em contato conosco e saiba mais!