A cirurgia de lipoescultura de bumbum é um dos dois procedimentos mais comuns realizados por cirurgiões plásticos no mundo, estando indicada para o tratamento de áreas com excesso de gordura na região dos glúteos.
O procedimento se mostra igualmente eficaz em homens e mulheres: áreas de depósitos de gordura que estão fora de proporção com o resto do seu corpo e não vão embora com dieta e exercícios – a chamada “gordura localizada”.
A técnica básica envolve a remoção de gordura através de um tubo de metal oco (cânula) que é inserido através do tecido adiposo, podendo ser a partir de várias técnicas: aspiração com uma bomba de vácuo, vibrolipoaspiração, ultrassom e até mesmo laser. Cada um dos métodos tem vantagens e desvantagens que serão discutidas no momento da consulta.
Na lipoescultura de bumbum parte ou toda a gordura aspirada é utilizada como um enxerto para aumentar a região glútea (de 50 a 70% da gordura enxertada é reabsorvida pelo corpo, mas o que remanesce fica para sempre).
O procedimento é feito sob anestesia geral e leva quatro horas em média para ser realizado.
Seus efeitos colaterais podem incluir: alterações na sensibilidade, cicatrizes, danos às estruturas subjacentes, necessidade de revisões, resultados insatisfatórios, que possivelmente requeiram procedimentos adicionais. O risco mais específico para a lipoaspiração é o de reentrâncias e irregularidades na pele e reabsorção do enxerto gorduroso.
Recuperação e cuidados pós operatórios
É importante saber que o tempo que leva para a recuperação varia muito entre os indivíduos. Os primeiros dias após a cirurgia, você deve descansar tranquilamente, porém é importante andar pela casa para evitar a trombose venosa profunda. Lembre-se, você não deve tomar aspirina ou certos medicamentos anti-inflamatórios, e provavelmente vai usar uma cinta.
Durante as primeiras 48 horas após a cirurgia, os pacientes experimentam diversos graus de edema e hematomas, podendo persistir por mais tempo. Equimoses geralmente desaparecem dentro de sete a dez dias.
Já os pontos são normalmente removidos dentro de uma semana da cirurgia. Esforço deve ser evitado durante o período pós-operatório imediato. Em muitos casos, você será capaz de retomar a maioria de suas atividades normais dentro de dez dias ou menos.
Depois da recuperação completa, a cirurgia de lipoescultura de bumbum melhora muito o contorno do corpo, mas não é um método de emagrecimento. Em alguns casos, podem ser utilizadas de forma circunferencial, em uma área.
O processo de cicatrização é gradual, você deve esperar e esperar por vários meses para obter uma imagem precisa dos resultados de sua cirurgia. As pequenas incisões utilizadas para o acesso do instrumento conhecido como uma cânula, vão esmaecer ao longo de vários meses, geralmente tornando-se pouco visível.
O resultado da enxertia de gordura é definitivo após 60 dias.
Fatores como o ganho de peso, o envelhecimento, a gravidez e fatores de estilo de vida podem alterar os resultados com o passar dos anos.