Parte essencial de qualquer procedimento cirúrgico, a anestesia bloqueia por um tempo determinado a sensibilidade do corpo e a capacidade do cérebro de reconhecer estímulos dolorosos. É graças à anestesia que os médicos conseguem realizar procedimentos invasivos sem que o paciente sofra com a dor.
Aplicada por meio de inalação ou por processo intravenoso, a anestesia é escolhida de acordo com o tipo de procedimento a ser realizado e do estado de saúde do paciente.
Anestesia Geral
A anestesia geral, por exemplo, deixa o paciente inconsciente e causa insensibilidade à dor. Os medicamentos utilizados provocam uma sedação profunda e são indicados para procedimentos complexos e de grande porte. Ao contrário da anestesia local que bloqueia camadas e tecidos específicos do corpo, a anestesia geral é feita quando o médico precisa acessar várias áreas do organismo.
Anestesia Regional
Já a anestesia regional é indicada para procedimentos mais simples em que o paciente pode permanecer acordado. Essa anestesia utiliza medicamentos que bloqueiam a sensação de dor apenas em uma determinada região do corpo.
Existem dois tipos de anestesia regional: anestesia raquidiana (também conhecida como raquianestesia) e anestesia peridural.
Anestesia Raquidiana (Raquianestesia)
Na anestesia raquidiana, uma agulha é inserida nas costas e o anestésico é aplicado no líquido espinhal para produzir o efeito de dormência temporária e relaxamento muscular. Essa anestesia bloqueia estímulos dolorosos vindos do abdômen e membros inferiores do corpo.
Anesteria Peridural
Na anestesia peridural, o medicamento anestésico é aplicado constantemente na região peridural, através de um cateter. Essa anestesia continua sendo administrada no pós-operatório para controlar a dor após a cirurgia. Mesmo sendo aplicada ao longo da cirurgia, a anestesia peridural utiliza uma quantidade de anestésicos bem menor à anestesia raquidiana.
Anestesia Local
Existe também a anestesia local que é um procedimento mais comum, usado para bloquear pequenas áreas do corpo. Na anestesia local, o profissional aplica injeção de lidocaína nos tecidos subcutâneos e realiza procedimentos, como: suturas, biópsias e punções.
Embora raras, as anestesias podem gerar reações alérgicas, alteração do ritmo cardíaco, enjoo e dificuldades respiratórias.
Se você vai realizar um procedimento cirúrgico, converse com o seu médico sobre o processo de anestesia e entenda os efeitos que a medicação terá em seu corpo durante e após a cirurgia.