A cirurgia bariátrica é um procedimento realizado em pacientes obesos e tem como resultado uma grande perda de peso. Após esse processo de redução das medidas, os pacientes passam a apresentar excesso de pele em alguns locais do corpo, como abdômen, braços, pernas, seios e nádegas. O resultado é uma silhueta com pouca definição e surge a necessidade de realizar outras cirurgias para retirar esse excesso de pele.
Conheça os tipos de cirurgia plástica pós-bariátrica e em quais regiões elas são realizadas.
Abdominoplastia
Chamada também de dermolipectomia abdominal, essa cirurgia reconstrutiva é feita no abdômen e tem como objetivo tratar a flacidez da região, retirando a pele excessiva e reabilitando a solidez muscular, eliminando assim as estrias localizadas abaixo da cicatriz umbilical.
A cinta modeladora ajudará no ajuste do formato da barriga, deixando o paciente mais confortável no período pós-operatório. A previsão do retorno às atividades cotidianas é de 3 a 4 semanas, dependendo da reação do organismo e dos cuidados realizados nessa fase de recuperação.
Dermolipectomia crural
Também chamada de Lifiting de Coxas, essa cirurgia é recomendada para retirar a pele que fica acumulada na face interna das coxas, causando desconforto ao paciente. O tecido é removido através de uma incisão que vai do joelho até a região da virilha e dela se estende até a crista ilíaca.
O paciente deve ficar com as pernas elevadas por alguns dias e poderá retornar para suas atividades cotidianas após 3-4 semanas.
Dermolipectomia braquial ou lifting de braços
O Lifting de Braços é indicado para eliminar flacidez, excesso de pele e gordura na região do tríceps. A técnica cirúrgica trabalha com uma incisão que se localiza na parte interna do braço e vai do cotovelo até a axila, terminando no tórax. A cirurgia dura em média 2 horas e o procedimento é feito com anestesia geral.
O retorno lento das funções dos braços e mãos acontece em 2 semanas e durante o processo de recuperação o médico pode pedir que o paciente use malhas de compressão ou mantenha os braços elevados.
Cirurgia das mamas
Nos pacientes pós-bariátricos, a mamoplastia pode ser feita de diversas maneiras. Uma delas é o lifting de mama, quando o cirurgião retira o excesso de pele e levanta as mamas. Outra é o implante de silicone, quando é observada flacidez e falta de volume dos seios.
O cirurgião, em conjunto com o paciente, também pode optar pela cirurgia de redução das mamas, nos casos em que se faz necessária a retirada de gordura e glândula mamária na região, estabelecendo um equilíbrio entre o tamanho da mama e o tórax do paciente.
Lifting facial
Também conhecido como ritidoplastia, esse procedimento é indicado para pacientes que, após a perda de peso ocasionada pela cirurgia bariátrica, acumulam excesso de pele nas áreas do rosto e pescoço.
A cirurgia também tem a característica de rejuvenescer o paciente, uma vez que o procedimento atenua as rugas da região.
Quer saber mais sobre as opções cirúrgicas pós-bariátrica? Entre em contato conosco!