Com a chegada dos 30, principalmente para as mulheres, é necessário aumentar os cuidados com a saúde e isso inclui os cuidados com a pele e com o corpo. Nessa época começam a aparecer os primeiros sinais de flacidez, aquelas ruguinhas indesejadas e até manchas. O uso de cosméticos e tratamentos estéticos é indicado, mas também outras mudanças ajudam a manter a pele em dia, como por exemplo: alimentação, baixo consumo de bebidas alcoólicas, prática de exercícios, evitar o estresse e outros hábitos que vão ajudar a manter sua pele e corpo saudáveis e com uma ótima aparência.
A maioria das mulheres que estão chegando aos 30 anos já são financeiramente independentes, trabalham, estão em crescimento na carreira, algumas casadas e outras até com filhos, e em todos esses casos o estresse é o grande vilão do dia a dia junto com o pouco tempo para o descanso apropriado. Além de toda essa rotina, as mulheres têm em sua genética a facilidade para adquirir cabelos brancos, rugas visíveis e algumas até manchas na pele a partir dessa idade. Pequenos sinais que podem até dar um certo charme, mas que necessitam de cuidados especiais para não se transformarem em velhice antes da hora.
Separamos algumas dicas de cuidados faciais básicos para que você consiga uma pele radiante e saudável:
1 – Tire a maquiagem antes de dormir
Essa é uma dica chave para qualquer idade, mas depois dos 30 é fundamental. Crie o costume de sempre tirar a maquiagem e aplicar loções tônicas antes de dormir, uma vez que ficamos mais sensíveis a descuidados.
Os resíduos de maquiagem podem deixar manchas e marcas, além de entupir os poros, o que favorece o surgimento de acne.
2 – Faça exercícios regularmente
Para manter a firmeza da pele é importante praticar alguma atividade física, seja uma boa caminhada ou atividades, como pilates, ioga e musculação que dão conta do recado.
3 – Alimentação saudável
O aumento de radicais livres está diretamente relacionado ao envelhecimento, onde a falta de vitaminas A, E, C e de minerais como selênio e zinco, podem alterar esse processo fisiológico. Ter uma alimentação rica em frutas e vegetais que são as principais fontes de fibras, é fundamental. Incluir algumas oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes), e óleos vegetais (azeite, óleo de girassol e canola), são importantes, pois esses alimentos possuem antioxidantes potentes para a proteção da pele no combate dos radicais livres.
4 – Use filtro solar
Essa é outra daquelas dicas que valem para qualquer idade, que é o uso diário do protetor solar. Após os 30 anos o excesso de raios UV pode prejudicar a pele, já que a mesma está mais sensível a ação do envelhecimento. Recomenda-se usar um filtro solar com FPS 40 ou mais todos os dias para evitar manchas e até câncer de pele, não apenas no rosto, mas também no pescoço, mãos e colo.
5 – Cremes para flacidez
Procure utilizar cosméticos para garantir uma pele firme e durinha, aqueles com colágeno e retinol (vitamina A). Mas é importante ficar de olho no retinol, afinal ele não tem nada a ver com ácido retinóico, viu? Caso tenha dúvidas em quais os melhores cremes para sua pele, procure seu dermatologista e peça indicações de acordo com seu tipo de pele.