Muita gente sofre com o famoso culote, não é mesmo? Pois é, e ao contrário do que se pensa ele não aparece apenas em pessoas com excesso de pele ou com má alimentação, mas também em pessoas magras onde é possível ver esse excesso de gordura acumulada na região dos quadris e das coxas.
O culote é uma gordura localizada no quadril, face lateral da coxa e porção lateral dos glúteos, que surge em decorrência de 4 fatores.
As causas do aparecimento de culote
Excesso hormonal
Células gordurosas dessa região são mais sensíveis aos hormônios femininos (estrogênio). Por isso, o culote é mais comum em mulheres após a puberdade.
Genética
A concentração de células gordurosas nas diversas regiões do corpo tem características genéticas, variando de pessoa para pessoa.
Nutricional
Esse não é o fator principal, mas ajuda se você manter uma dieta mais equilibrada, com maior ingestão de líquidos e menor ingestão de gorduras, assim o acúmulo de gordura corporal e consequentemente na região dos culotes será menor.
Metabolismo
O metabolismo acelerado, associado a atividades físicas para enrijecer os músculos da região, irá ajudar a diminuir a concentração de gorduras e melhorar o contorno corporal.
Não é fácil eliminar o culote, mas é possível adotar alguns hábitos para diminuir esse acúmulo de gordura ou até mesmo procedimentos que ajudam muito para que ele.
Dicas para eliminar o culote
Atividades físicas
Em diversos outros temas, sempre falamos da importância de se praticar atividades físicas, e no caso da diminuição do culote ele é um fator indispensável. Com exercícios aeróbicos diários é possível diminuir a gordura corporal e aumentar a massa magra.
Drenagem linfática
Esse é um tratamento que vai ajudar na eliminação do excesso de líquido, que é a causa de inchaço. A massagem também ajuda na circulação sanguínea e o metabolismo da região. Esses fatores irão auxiliar na perda de gordura no local tratado.
Carboxiterapia
O tratamento consiste na aplicação de gás carbônico nas camadas mais profundas da pele com o uso de uma agulha. Esse gás é capaz de romper as fibroses e auxiliar na quebra de gordura e na diminuição do excesso de líquido.
Lipoaspiração do Culote
Esse tipo de cirurgia plástica também é indicada para quem quer retirar gordura localizada, como o culote. Porém, deve-se avaliar se não é possível eliminar o culote com outros tratamentos, afinal, se trata de um procedimento invasivo e que deve ser feito com muito cuidado. Nesse procedimento, a gordura do culote é aspirada com uma cânula que é inserida debaixo da pele.
Manthus
É um aparelho que gera correntes estereodinâmicas de ultrassom. Esse procedimento promove a quebra da célula de gordura, enquanto as correntes potencializam sua ação, estimulando o sistema linfático a eliminar a gordura.