Você já percebeu que no inverno nossa pele tende a ficar mais irritada e ressecada? Pois é, nessa época do ano devemos redobrar os cuidados com a pele, já que existem doenças de pele que aparecem com mais facilidade nessa estação do ano.
Durante esse período, tomamos banhos mais quentes e demorados, suamos menos, o que diminui a proteção natural da pele, deixando-a mais seca e frágil. Fizemos uma seleção das doenças mais comuns durante o inverno e como evitá-las. Confira a lista abaixo:
Doenças mais comuns durante o inverno
Dermatite seborreica
Aparece normalmente onde a pele é mais oleosa, como no couro cabeludo e pode provocar caspas e escamas amarelas na região. Pode provocar outros sintomas como: manchas vermelhas na pele, pele gordurosa e inchada, sensação de coceira e queimadura.
Como tratar
É possível tratar com cremes e shampoos anti-caspa. Se o seu caso for mais grave, é possível que um médico dermatologista tenha que receitar o uso de medicações específicas ou corticoides.
Dermatite atópica
É a clássica do inverno, pode atingir crianças e adultos, especialmente quem tem outras alergias como rinite, bronquite e sinusite.
É uma alergia relacionada à falta de hidratação na pele, e seus principais sintomas são: pele avermelhada, coceira, prurido e descamação. Geralmente são mais frequentes nas regiões das dobras, como atrás do joelho, cotovelos e pescoço.
Como tratar
Evite tomar banhos muito quentes e usar buchas nas áreas afetadas e escolha sabonetes e hidratantes com pH neutro. Fuja de produtos muito coloridos ou cheirosos demais.
Eczemas
Pode ser provocado por fungos ou alergias, que afetam tanto bebês quanto adultos. Em bebês, provocam erupções vermelhas no rosto, no couro cabeludo, orelhas, braços e pernas. Em crianças maiores, as erupções aparecem nos joelhos, pulsos, cotovelos e tornozelos. Os principais sintomas são: coceira, manchas brancas e erupções vermelhas na pele
Como tratar
Para evitar que elas apareçam é bom hidratar bastante a pele, porém caso os sintomas apareçam, é melhor procurar ajuda médica especializada.
Psoríase
É uma doença de pele crônica e cíclica, apresenta sintomas que aparecem e desaparecem periodicamente. Seus sintomas são: manchas vermelhas na pele com escamas esbranquiçadas, pequenas manchas brancas ou escuras depois de lesões, pele ressecada e rachada, coceira, dor e queimação, unhas grossas e descoladas, inchaço e rigidez nas articulações.
Como tratar
Essa condição necessita de acompanhamento médico, pois o tratamento vai variar muito de acordo com a gravidade de cada caso.
Recomendações gerais para a pele no inverno
- Evite tomar banhos muito quentes e demorados;
- Não use buchas vegetais e esponjas, nem cremes ou sabonetes de banho com grãos para esfoliação;
- Seque bem a pele com toalhas felpudas, principalmente nas dobras;
- Use um bom hidratante corporal e facial após o banho;
- Use protetor labial específico para hidratação;
- Protetor solar sempre, mesmo em dias nublados;
- Caso tenha a possibilidade, realize procedimentos estéticos específicos para a sua pele nesse período.