Se você pretende fazer ou até já fez a cirurgia de redução das mamas (a mamoplastia redutora), é importante pensar sobre o impacto que essa cirurgia pode ter na amamentação.
Estudos mostram que a capacidade de amamentar após uma cirurgia de redução das mamas varia de 20 a 90%. Todas as técnicas de redução da mama irão remover o tecido glandular (tecido que produz leite), podendo diminuir a quantidade de leite produzido.
Algumas técnicas podem interferir nos ductos mamários (que levam o leite até o mamilo) e, dessa forma, têm um maior potencial de interferir na amamentação.
Todas as mulheres que desejam realizar redução das mamas devem ser informadas sobre essa potencial interferência na amamentação. No entanto, o sucesso ou não da amamentação irá depender de vários fatores e, talvez, um dos mais importantes seja a orientação adequada da mulher nesse processo.
Se você fez essa cirurgia e está com dificuldade de amamentar, converse com seu médico, pois existem formas de te ajudar a garantir o sucesso na amamentação.
Mamoplastia redutora
Você sofre com o tamanho das suas mamas? Muita gente não imagina, mas a mamoplastia redutora é uma das principais solicitações em cirurgia plástica. E os motivos estão diretamente ligados a questões estéticas ou por problemas de ordem física. A mamoplastia costuma ser procurada por mulheres que possuem seios muito grandes e que, por esse motivo, desenvolveram problemas de coluna ou outros desconfortos semelhantes.
Como o próprio nome sugere, a mamoplastia de redução é um procedimento cirúrgico de procedência estética que busca diminuir as mamas. Ele consiste em retirar a gordura e o tecido mamário de forma que, ao mesmo tempo que reduzimos o volume, elevamos e reposicionamos as aréolas, e construímos um novo formato para as mamas.
A cicatriz pode apresentar o formato de T ou acompanhar as circunferências das aréolas, porém, a tendência é que essas marcas se esmaeçam com o tempo. Após um ano, é possível que essas cicatrizes tenham adquirido o tom da pele e sejam bem difíceis de localizar.
Se você tem o desejo de realizar a mamoplastia redutora, entre em contato conosco e agende uma avaliação com um de nossos cirurgiões. Teremos o prazer em tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a realizar este sonho!