A cirurgia de elevação das mamas, também conhecida como plástica mamária, é um procedimento realizado para corrigir seios que perderam a elasticidade da pele, seja por conta da gravidez, perda de peso ou até mesmo devido ao envelhecimento.
Na consulta com o cirurgião plástico, a paciente deve apresentar suas queixas e desejos para que o profissional entenda seus anseios. Em seguida, o médico irá examiná-la para determinar a técnica que será utilizada na cirurgia.
É importante saber que, para a realização e sucesso de qualquer tipo de cirurgia, a paciente deve adotar hábitos saudáveis no período pré-operatório, evitando o consumo de cigarro e comunicando o médico sobre todos os medicamentos ingeridos.
Cada mulher possui sua individualidade, e o cirurgião plástico levará isso em conta quando decidir qual tipo de técnica ele selecionará para realizar a elevação das mamas. Por exemplo: para elevar o complexo aréolo da mama, o médico pode fazer incisões que acompanham o contorno natural de sua estrutura.
Este tipo de metodologia envolve incisões ao redor da aréola, em sua borda inferior até o sulco embaixo do peito, e uma incisão que segue o contorno natural da mama. Dessa maneira, o cirurgião é capaz de remover o excesso de pele e deslocar a região do mamilo e da aréola para uma área superior no seio.
Pacientes que temem perder a sensibilidade e a capacidade futura de amamentar não devem se preocupar. Os casos de perda de sensibilidade são raros e, neste tipo de técnica, os mamilos e as aréolas permanecem juntos aos tecidos subjacentes, garantindo que essa região continue sensível e capaz de amamentar.
Cicatrização e pós-operatório
A mulher consegue retornar ao trabalho em cerca de duas ou três semanas após a cirurgia, dependendo do tipo de função que ela exerce. Em casos de trabalhos que exijam força física e alta exposição solar, recomenda-se que a paciente passe um período maior descansando em casa.
Qualquer tipo de dor intensa deve ser relatado ao médico, pois o desconforto na região é comum durante o período de recuperação, mas dores intensas são um sinal de que algo está errado.
Os cuidados tomados do período pré-operatório devem seguir após a cirurgia e a paciente precisa dar atenção especial a sua alimentação, garantindo, assim, que a cicatrização ocorra normalmente.
Com a cirurgia de elevação de mamas feita, a paciente perceberá que as incisões vão esmaecer com o passar do tempo.
Se você deseja realizar esse tipo de cirurgia, comece a se planejar e agende uma consulta com um de nossos cirurgiões. A escolha de médicos capacitados é parte fundamental do processo para obter o resultado desejado.