Indicada para retirar o excesso de gordura localizada, a lipoaspiração é um procedimento que consiste na aspiração de gordura por cânulas. Feita em diversas regiões do corpo, a lipoaspiração é classificada como pequena, média ou grande, dependendo da quantidade de gordura retirada durante a cirurgia e de quais áreas do corpo serão abordadas.
Antes de escolher qual é o procedimento que você deseja realizar, é preciso entender que existem alguns tipos de lipoaspiração, como a lipo comum feita com cânula que suga a gordura da região escolhida.
A lipoescultura, por outro lado, retira a gordura de algumas áreas do corpo para inserir em outras e mudar o contorno corporal.
A lipoaspiração a laser é uma técnica que utiliza a cânula e uma fibra ótica para quebrar as membranas das células de gordura e fazer com que elas sejam absorvidas mais rapidamente.
Já a Vibrolipo é feita com a cânula ligada a um aparelho de vibração que estimula a saída da gordura e diminui o tempo cirúrgico.
No caso da Hidrolipo, considerada uma minilipo, a cirurgia é realizada em locais pequenos e utiliza uma solução anestésica para reduzir a dor no local da cirurgia.
Qual a preparação para a cirurgia de lipoaspiração?
O médico pedirá exames de sangue para saber se o paciente está com o organismo saudável para realizar a cirurgia. Ele deve ficar 8 horas em jejum antes do procedimento, além de fazer uma dieta leve nos dois dias que antecedem a cirurgia.
Quais as partes do corpo que podem ser lipoaspiradas?
Onde existe gordura localizada, a lipoaspiração pode ser realizada. As regiões mais comuns para a cirurgia são toda a área dorsal e o abdômen, mas é possível realizar o procedimento nas coxas, laterais das mamas, braços e submento, também conhecido como papada.
Durante a cirurgia, o médico pode realizar a lipoaspiração em diversas regiões do corpo, mas é importante que o procedimento não dure muito tempo para diminuir os riscos de complicações.
Como funciona o pós-operatório?
O paciente já pode voltar ao trabalho após uma semana da realização do procedimento, desde que a atividade não exija esforço físico. O médico pode prescrever analgésicos em caso de dores e antibióticos para prevenir infecções. O paciente deve usar a cinta modeladora pelo tempo recomendado, pois ela comprime a região da cirurgia e auxilia a moldar o corpo. Exercícios físicos podem ser feitos após cerca de 30 dias.
O que se deve esperar em termos de resultados?
A região dorsal, acima das nádegas, é a área do corpo que apresenta resultados mais marcantes e satisfatórios. Após a cirurgia, a pessoa fica com o corpo delineado, mas o resultado definitivo da cirurgia aparece depois de seis meses, quando o inchaço desaparecerá por completo.
A lipoaspiração é uma cirurgia plástica que pode ter impactos variados dependendo do organismo do paciente, por isso recomendamos que você agende uma consulta com um de nossos profissionais para uma avaliação completa!