Nosso dia a dia é muito corrido, cheio de desafios, prazos, frustrações, exigências, responsabilidades, e essa sobrecarga de coisas acaba gerando o tão conhecido estresse, que para a maioria da população chega a ser normal e fazer parte da rotina. Entretanto, é necessário cuidar disso, pois o estresse é danoso tanto para a mente quanto para o corpo, destruindo nossa saúde aos poucos e de forma silenciosa.
O que é o estresse?
O estresse é uma condição que pode ser caracterizada por sensações de irritação, medo, desconforto, preocupação, frustrações, nervosismo, indignação e ser motivado por diversas razões, sendo na maioria das vezes de causa desconhecida. Essa condição muda nosso estado de forma indescritível quando interfere na nossa vida, tornando difícil ter dias tranquilos por um longo período. O estresse é uma condição perigosa para a mente, pois abala nossos sentimentos quanto para o corpo, podendo apresentar incômodos físicos.
Conheça os tipos de estresse
De acordo com a Associação Americana de Psicologia, existem 3 tipos de estresse:
Estresse agudo
É uma reação do corpo a um momento ou fato estressante. Os sintomas de reação aguda: ativação psíquica, instabilidade de humor, apreensão, insegurança, dor de cabeça tensional, dor nas costas, dores musculares em geral, azia, diarreia, aumento de pressão, mãos suando.
Estresse agudo episódico
Quando os estímulos que causam as reações agudas ao estresse se repetem com frequência. Neste caso, os sinais são os sintomas do estresse agudo, mas prolongados. Como: dores de cabeça tensionais persistentes, enxaquecas, hipertensão, dor no peito, doenças cardíacas.
Estresse crônico
Esse é o tipo de estresse quando a pessoa fica constantemente estressada, neste caso, as reações do corpo ao estresse e os sintomas não vão embora, afetando diversas áreas da vida. Esse tipo é um fator de risco para ansiedade e até depressão. Quem tem esse estresse crônico apresenta sintomas físicos e emocionais, como: fadiga, desgaste, mal estar, cansaço, aumento da vigilância, dificuldade em relaxar e descansar, tristeza, sensação de fracasso, dificuldade de sentir prazer e alteração do sono.
Causas do estresse
São inúmeras situações que podem desencadear o estresse, coisas que coloquem exigências elevadas sobre você pode ser estressante. Além disso, o estresse é diferente para cada pessoa, algo que é estressante para você pode não ser para outra pessoa. Alguns exemplos:
- Um emprego novo ou cobrança excessiva no trabalho;
- Perda do emprego;
- Não ter tempo de lazer;
- Problemas financeiros;
- Competição em família ou entre amigos;
- Doenças crônicas;
- Baixo auto-estima
- Ansiedade
- Medos, como de assalto, sequestro, estupro, acidente
- Trânsito ou filas
Como tratar o estresse
Vamos falar um pouco sobre as formas naturais que podem ser utilizadas como tratamentos para o estresse, porém se o estresse já está alto e atrapalhando muito seu dia a dia, recomendamos procurar um médico, só ele poderá fazer uma avaliação mais detalhada e te receitar o melhor tratamento para isso. Confira nossas dicas:
- Coma chocolate amargo, peixes e outros alimentos com triptofano
- Faça algum tipo de massagem para aliviar o estresse
- Identifique a causa do estresse e monitore isso
- Tenha bons relacionamentos (viver bons momentos com boas pessoas ajuda)
- Faça caminhada
- Descanse bem
- Tire um tempo para o lazer: filmes, passeios, viagens, livros, ouvir música.
Se nenhuma dessas alternativas te ajudar, chegou a hora de procurar um especialista e partir para o tratamento correto.