Atualmente muitas pessoas estão enfrentando problemas com a autoestima e com a falta de amor próprio. E isso é um grande problema em um período dominado pelas “vidas perfeitas” das redes sociais, visto que não há espaço para compartilhar as inseguranças e os sentimentos negativos, pois o desânimo é sinônimo de fraqueza.
Aumentar a autoestima e essa aceitação de si mesmo, não é algo simples, na verdade, esse desenvolvimento de auto aceitação acontece por várias práticas diárias que aos poucos vão aumentando essa confiança e melhorando o nosso dia a dia. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ser aplicadas no seu dia a dia para que você consiga lidar melhor com a sua imagem.
Chega de comparações
O mal do mundo que vivemos é achar que para sermos bons, temos que ser melhores que outras pessoas. Esse excesso de competitividade pode acabar nos magoando, então vamos deixar de lado as comparações. Cada ser é único, cada um tem suas experiências, talentos e sofrimentos. Faça o que te faz bem, sem se comparar com ninguém.
Crie um momento para você
Nesse processo de auto aceitação, é importante reservar uma hora do seu dia para pensar apenas em você. Tire esse tempo para refletir sobre suas emoções, desejos e frustrações, aqui o importante é essa conexão consigo mesmo e bloquear todos os pensamentos que estejam relacionados a obrigações e outros fatores externos. Olhe dentro de si e aprenda a lidar com a vida por meio da análise dos seus comportamentos e emoções. Esse exercício é uma maneira de dizer a si mesmo que você é importante, que merece respeito e atenção.
Lembretes diários
Que tal toda noite escrever 2 ou 3 características suas que, ao longo do dia te ajudaram ou te deixaram feliz. Pode parecer bobo no começo, mas esse exercício vai te ajudar a valorizar traços da sua personalidade que, ao longo do tempo você se esqueceu.
Gratidão
Seja grato por tudo que há de bom ao seu redor, especialmente o que há dentro de você e nas ações que você faz ao mundo. Ser grato tem a força de cultivar melhores experiências, nos torna mais felizes e conseguimos nos impulsionar para melhores atitudes.
Pratique o bom humor
Procure encontrar humor nas decepções do dia a dia, caso se sinta confortável com isso. Rir das coisas que dão errado e da quebra de expectativas, faz com que tenhamos uma visão mais leve da vida. Não leve a vida tão a sério, podemos rir das pequenas coisas em relação a nós mesmos. Se você reconhecer seus erros e falhas, e rir disso, você acaba tirando um “peso” que isso causa.
Aceite seus erros
Não deixe que um erro cometido seja a razão para o seu desânimo, afinal, ninguém é perfeito e errar é humano e necessário para a nossa evolução. Se você consegue perdoar os outros, por que não consegue perdoar a si mesmo? Procure desenvolver um olhar compassivo para suas atitudes, isso vai te ajudar a viver melhor!
Que tal colocar esses exercícios em prática e alimentar esse cuidado consigo mesmo? Com certeza você vai perceber como tudo fica mais simples e leve.