O ser humano é uma mistura de sentimentos, principalmente nessa época de pandemia e isolamento social, uma hora estamos felizes, outra estamos angustiados, aí bate uma tristeza, uma ansiedade, enfim, muitos sentimentos que influenciam não só na nossa saúde mental, como também na nossa saúde física, podendo até mesmo diminuir nossa imunidade.
Quando estamos nos sentindo bem, nosso corpo funciona de maneira equilibrada, já quando estamos nessa montanha-russa de sentimentos, os hormônios são liberados de forma descontrolada, afetando nossas células de defesa. Resumindo, quanto mais ansiosos e estressados ficamos, mais teremos nossas barreiras de defesa fragilizadas, ficando vulneráveis a enfermidades.
Mas em tempos de distanciamento social, como se proteger do estresse e da ansiedade e manter nossa imunidade em dia? Separamos alguns fatores que vão te ajudar:
Hábitos que aumentam a imunidade
Mantenha hábitos que vão ajudar a aumentar a sua imunidade, como:
- tomar 15 minutos de sol em partes do corpo que não estão sempre expostos;
- coma alimentos ricos em vitamina C, D e zinco;
- pratique alguma atividade física que vai te ajudar a equilibrar o sistema nervoso.
Pensamento positivo
Ações, sentimentos e sensações positivas. Pare para desfrutar o desconhecido, sem esperar que seja ruim, pense que será bom de alguma maneira. Valorize e agradeça as coisas boas e ruins que acontecem!
Controle sua respiração
Ao fazer o controle da nossa respiração, reduzimos as reações do sistema nervoso. Compasse a sua respiração e inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Ao inspirar, expanda o abdômen. Depois, expire lentamente, expelindo o ar pela boca. Pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer hora!
Tire um tempo para um chá
Muitos chás possuem substâncias que funcionam como sedativos suaves e ajudam no controle da ansiedade. Os mais conhecidos para essa ação são a passiflora, a melissa, a camomila e a valeriana.
Olhe para si
Reserve um tempo para você, ouça uma música, tome um banho relaxante e pare para ouvir suas reais necessidades para que assim, você contribua com você mesmo para o controle da ansiedade. Seja capaz de dedicar um tempo e energia a você mesmo.
É importante manter sua saúde mental em dia, para que o seu corpo caminhe no mesmo sentido, afinal, nosso corpo reage a cada mudança de humor, a cada mix de sentimentos.