A flacidez pode ocorrer tanto no rosto quanto no corpo, e é resultado de um processo natural da pele, que é bastante comum com o envelhecimento ou grande perda de peso. Isso pode se agravar caso a pessoa mantenha maus hábitos alimentares, sedentarismo e tabagismo. Porém, com algumas mudanças no seu dia a dia e a ajuda de alguns tratamentos, é possível deixar a pele muito mais firme, saudável e bonita.
A queda na produção de colágeno e ácido hialurônico está relacionada ao surgimento da flacidez, e com o avanço na idade, nosso corpo produz menos dessas substâncias e os sinais do envelhecimento e flacidez ficam mais aparentes. Vale ressaltar que o estilo de vida pode ser um fator acelerador ou não desse processor, por isso, além dos tratamentos que vamos citar aqui, é importante manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos e tentar fazer o controle de peso.
Existem diversos tratamentos que podem ser realizados para auxiliar no combate a flacidez, dando mais firmeza à pele e ajudando no rejuvenescimento. Confira abaixo os procedimentos disponíveis:
Radiofrequência
Nesse procedimento, é utilizado um equipamento que desliza sobre a pele, produzindo um calor agradável, onde as ondas emitidas pelo aparelho atuam diretamente na pele, contraindo as fibras de colágeno e promovendo a formação de novas fibras. Os resultados são bons, e após cerca de 21 dias a pele já se encontra mais firme que nos primeiros dias de aplicação. O ideal é fazer uma sessão a cada 15 dias, por um período de aproximadamente 3 meses, para que a pele obtenha melhores resultados.
Endermoterapia
É uma técnica que combina movimentos de sucção e rolamento sobre a pele aumentando a microcirculação, isso estimula a derme e reorganiza as fibras de colágeno e elastina.
Corrente russa
Promove estímulos elétricos na musculatura da região, induzindo a sua contração. Favorece o fortalecimento e tonificação muscular.
Sculptra
É um tratamento para a flacidez e perda de volume facial, que é feito com uma injeção de uma substância de origem não animal, que promove a atividade dos fibroblastos (células responsáveis pela produção de colágeno). Essas aplicações são feitas em 2 a 4 sessões, tendo um intervalo de 30 a 60 dias entre cada uma. Esse procedimento promove um rejuvenescimento natural e mais duradouro que outros procedimentos, e os resultados da aplicação, podem ser vistos cerca de 2 meses depois da segunda sessão.
Criolift
Nesse procedimento, utiliza-se um sistema de frio denominado peltier, que diminui a temperatura local até 10 graus negativos, promovendo a vasoconstrição e aumentando o tônus da pele e dos músculos, reduzindo a flacidez abdominal.
Esses são só alguns dos possíveis tratamentos que estão disponíveis no mercado, mas a escolha pelo melhor tratamento deve ser avaliada por um cirurgião plástico ou dermatologista, pois isso varia conforme o grau do seu problema e das condições individuais de cada um. Consulte o seu médico e faça uma avaliação para saber qual o melhor procedimento para o seu caso!