Com o passar dos anos, é normal que nosso corpo sofra mudanças e um sinal muito comum do envelhecimento da pele presente no rosto e em todo o corpo é a flacidez. Hoje em dia com tantos tratamentos disponíveis e focando nas mudanças de hábitos é possível prevenir e tratar a flacidez, deixando a pele mais firme e saudável.
A flacidez pode ser agravada por maus hábitos alimentares, sedentarismo, idade, queda na produção de colágeno, tornando os sinais do envelhecimento mais aparentes.
Prevenção
Como dissemos antes, é possível sim prevenir a flacidez, mas é importante entender que alguns hábitos precisam mudar, como alimentação e acabar com o sedentarismo. Confira algumas dicas de prevenção:
- Alimentação: alimentos com antioxidantes como leites, cereais e peixes, ajudam a manter a pele firme.
- Atividade física: pilates e musculação ajudam a estimular o tônus muscular e a diminuir o tecido adiposo. Isso é importante, pois a gordura pode esconder o músculo tonificado, surgindo assim a flacidez. Outro ponto importante da atividade física é que você evita a variação de peso e o efeito sanfona, diminuindo as chances da sua pele ficar flácida e com estrias.
- Filtro solar: em outros artigos sempre ressaltamos a importância do uso do protetor solar, afinal, a exposição solar sem proteção faz com que a pele perca força.
- Massagem: massagear os músculos faciais e corporais ajuda a pele a ficar mais firme e forte.
- Cremes dermatológicos: para essa dica vale consultar um dermatologista, assim ele poderá te auxiliar na escolha do melhor tratamento para o seu tipo de pele.
Tratamentos estéticos
Para combater a flacidez de uma forma mais rápida, você pode buscar tratamentos estéticos. Conheça alguns tratamentos que estimulam a produção de colágeno:
Radiofrequência
É um tratamento de última geração que tem como objetivo aumentar a temperatura do tecido, desencadeando uma sequência de reações fisiológica. Esse aquecimento induz o aumento da circulação, oxigena melhor o local e estimula a formação de colágeno. É um procedimento rápido, indolor e os resultados já podem ser vistos nas primeiras sessões. Melhora o contorno corporal, o aspecto das celulites e aumenta a firmeza da pele.
Carboxiterapia
Tratamento realizado através da infusão de gás carbônico em diferentes camadas da pele, promovendo melhor oxigenação, circulação sanguínea e estímulo do metabolismo celular. O tratamento acelera o metabolismo local, favorece a produção de colágeno, melhora o aspecto e diminui o tamanho das cicatrizes, ajuda na queima de gordura e desfaz os nódulos da celulite.
Criolift
Diferente da radiofrequência, aqui o aparelho vai diminuir a temperatura local. O congelamento tende a melhorar o tônus da pele e dos músculos da região, mandando a flacidez embora.
Consulte seu dermatologista e converse sobre a melhor alternativa para você no combate a flacidez!