Ginecomastia é um termo médico que se origina das palavras gregas para “seios de mulher” e se aplica ao crescimento anormal das mamas em homens.
Esta condição é muito mais comum do que muitos imaginam. A ginecomastia afeta um número estimado de 40% a 60% da população masculina e pode ocorrer em uma mama ou ambas.
Apesar de certas drogas, como esteroides anabolizantes, medicamentos contendo estrogênio, álcool, maconha, etc., e condições médicas, incluindo câncer, insuficiência hepática, poderem causar ou contribuir para o aumento das mamas masculinas, é amplamente aceito que um grande percentual de casos se deve a fatores desconhecidos.
Homens de qualquer idade que são saudáveis e emocionalmente estáveis são considerados bons candidatos para a cirurgia de redução de mama masculina.
Técnicas cirúrgicas
Mamas do sexo masculino podem ser reduzidas pela lipoaspiração ou extraindo o tecido glandular em excesso. Se os excessos de tecido glandular, gordura e pele estiverem presentes, eles serão removidos.
A cirurgia pode ser realizada individualmente ou em conjunto com lipoaspiração, na qual o dispositivo de sucção, normalmente é inserido através das incisões existentes. Para a remoção de tecido adiposo em excesso, a lipoaspiração em alguns casos pode ser tudo o que é necessário. Em tais casos, as cicatrizes serão pequenas e pouco visíveis.
O processo de redução da mama masculina leva em média duas horas, normalmente em regime de ambulatório, utilizando-se anestesia geral ou local com sedação.
Efeitos colaterais e pós-operatório
Haverá cicatrizes ao redor da aréola, mas tendem a tornar-se menos visível com o passar do tempo. Já assimetria no pós-operatório, embora rara, é possível. Nesses casos, um retoque pode ser necessário para remover o tecido adicional.
Alguns hematomas no pós-operatório, inchaço e sensação de queimação são comuns.
Para ajudar no processo de cura, o paciente usará uma roupa elástica de compressão por três a seis semanas, evitando expor as cicatrizes ao sol por pelo menos seis meses. Após pouco tempo de repouso, pode retornar ao trabalho e às atividades físicas normalmente dentro de uma semana, a menos que estejam envolvidas atividades extenuantes ou outras cirurgias associadas.
Felizmente, complicações são infrequentes, mas podem incluir infecção, necroses da pele, acúmulo de líquidos, hemorragia e cicatrizes ou alterações na pigmentação.
Resultados
Já os resultados são permanentes, embora a obesidade posterior possa criar um efeito como a ginecomastia. Alguns dos benefícios da cirurgia incluem um peito firme e mais liso, levando o paciente do sexo masculino a um aumento na autoconfiança e na autoestima.